RTC Club Terras de Sta Maria
Rotary Portugal D1970

Nasce o Rotaract Club Terras de Santa Maria após desafio lançado em RYLA

O Rotaract Club Terras de Santa Maria recebeu o seu Certificado de Formação, em cerimónia realizada no dia 28 de junho, pelas 19 horas, em São João de Ver, Santa Maria da Feira, com a presença do Governador do Distrito 1970, José Alberto Oliveira.

A criação deste novo Rotaract Club nasceu do desafio lançado durante o RYLA – Prémios Rotários de Liderança Juvenil organizado pelo Rotary Club Douro e Vouga International, entre 17 e 19 de fevereiro últimos, e no qual participaram cerca de duas dezenas de jovens.

Paulo Matos, Presidente do clube rotário organizador, referiu que, durante o fim-de-semana do RYLA, estavam presentes vários jovens pertencentes a outros Rotaract Clubs, que deram o seu testemunho e imediatamente se prontificaram a dar apoio.

Maria Miguel recebe o Certificado de Formação do Rotaract Club Terras de Santa Maria das mãos do Governador José Alberto Oliveira.

Imediata foi igualmente a disponibilidade do Rotary Club Douro e Vouga International, segundo Paulo Matos, para apadrinhar o novo Rotaract Club, assim que, e após várias reuniões promovidas entre os jovens e representantes do Rotaract e Rotary, ficou entendida por todos “a dinâmica”. “Aceitámos com muito gosto”, disse o Presidente do clube fundado em 2021.

O Rotaract Club Terras de Santa Maria está sediado em Santa Maria da Feira, e conta como sua primeira Presidente Maria Miguel.

“Faço parte de um grupo de jovens que já desenvolveu projetos com a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira”, começou por dizer a Presidente. “Enviaram-me informações sobre o RYLA, apesar de ainda ter 17 anos, mas tentei. E ainda bem que tentei!”, prosseguiu Maria Miguel.

Foi no RYLA que formulou o interesse por “aprender mais sobre associativismo”, bem como o desejo de “entrar para o Rotary”, após se ter sentido inspirada e “cativada”. “Estava à procura de algo assim”, confidenciou.

Após ter falado com rotaractistas, que a incentivaram, Maria Miguel, confessou que se “atreveu” a perguntar ao próprio Governador José Alberto Oliveira, presente no RYLA, como poderia fazer para entrar no Rotaract. “Só se tu criares um Rotaract Club”, prosseguiu entusiasmada, ao citar aquele.

O Governador José Alberto Oliveira (à esquerda) e o Presidente do Rotary Club Douro e Vouga International, Paulo Matos (à direita), com os membros do novo Rotaract Club Terras de Santa Maria.

“Não sabia no que me estava a meter”, prosseguiu Maria Miguel entre risos, tendo completado que “sabia que ia criar um grupo bom”.

Maria Miguel traça como objetivos para o próximo Ano Rotário conseguir atrair mais pessoas e “criar uma boa equipa”. Uma vez que reconhece “não haver participação dos mais jovens” nos dias de hoje, sente-se com vontade de “pôr toda a gente a trabalhar”.

Encara a criação do Rotaract Club Terras de Santa Maria como um desafio, e, enquanto líder, saber que convida pessoas, e estas se tornam interessadas, entusiasmadas, e a trabalhar em equipa, é motivo de satisfação. “Isso deixa-me muito feliz”, concluiu Maria Miguel.

O Rotaract é um programa internacional de jovens cujo objetivo é, sobretudo, o desenvolvimento da capacidade de liderança e do sentido de responsabilidade profissional e social dos seus membros tendo em vista melhores relações entre os povos através da amizade e prestação de serviços. O Distrito 1970 do Rotaract, criado em 1983, está presente no Norte e Centro de Portugal.