Artigos do Governador 2022/23, Rotary Portugal D1970

Mensagem Mensal do Governador

A educação básica e a alfabetização na criação de um mundo melhor

Um oitavo da população mundial não sabe ler nem escrever, impedindo o acesso dessas pessoas às mesmas oportunidades que os restantes habitantes deste planeta. A educação básica e a alfabetização são, por isso, uma importante área de foco do Rotary International. Reduzir esse impressionante número conduzirá à diminuição da pobreza e da corrupção, à melhoraria da saúde básica, ao desenvolvimento da auto-estima, ao crescimento económico comunitário e à promoção da paz.

Se todas as mulheres concluíssem o ensino primário, haveria uma redução de 66% nas mortes maternas. Uma criança nascida de uma mãe alfabetizada tem 50% mais possibilidades de sobreviver após os cinco anos de idade. Se todos os estudantes de países de baixa renda deixassem a escola com habilidades básicas de leitura, 171 milhões de pessoas poderiam ser retiradas da pobreza, o que equivaleria a uma redução de 12% na pobreza em todo o mundo.

Têm existido muitos avanços nessa área, mas as necessidades globais urgentes continuam: 58 milhões de crianças estão fora da escola; mesmo após quatro anos de escolaridade primária, 250 milhões de crianças não são capazes de ler e escrever e 781 milhões de adultos ainda são analfabetos.

Como pessoas comprometidas no serviço aos outros – ou, como gostamos de dizer: a “dar de si antes de pensar em si” – este assunto não pode passar-nos ao lado. Lembro que todos os projetos que apoiem a educação básica e a alfabetização são duradouros – especialmente na vida dos seus beneficiários – e podem candidatar-se aos subsídios globais da The Rotary Foundation. 

Reúna o seu clube para imaginarem, juntos, como poderão fazer a diferença na vida dessas pessoas, local e globalmente. Consulte a Comissão Distrital de Serviços à Comunidade e a Comissão Distrital de Serviços Internacionais para obter inspiração. Contribua para o Fundo Anual da The Rotary Foundation.

Estou entusiasmado com os clubes Rotaract do Distrito 1970 por terem decidido abraçar, em conjunto, um grande projeto que visa a construção de seis salas de aula em Matsinho, uma aldeia carenciada, situada no interior centro da província de Manica, em Moçambique. Essas novas instalações causarão um impacto enorme, duradouro e sustentável, na vida de milhares de crianças e das suas famílias. Contacte um desses clubes, ou a sua Representante, para saber como pode ajudar.

A Declaração de Visão do Rotary diz-nos que “juntos, vemos um mundo onde as pessoas se unem e entram em ação para causar mudanças duradouras em si mesmas, nas suas comunidades e no mundo todo”. Os projetos ligados à educação básica e à alfabetização causarão sempre um forte impacto, mudanças duradouras, nas pessoas que deles beneficiam. 

Acredito, por isso, que todos os clubes rotários do Distrito 1970, e todos os seus membros, não deixarão de envolver-se, de “dar de si”, de servir para, através do apoio a projetos ligados à educação básica e à alfabetização, ajudarem a construir um mundo melhor.

Imagine o Rotary

José Alberto Oliveira, Governador do Distrito 1970