Artigos do Governador 2022/23, Rotary Portugal D1970

Mensagem Mensal do Governador

UMA ORGANIZAÇÃO COM 118 ANOS E A SUA JUVENTUDE

No Mês dos Serviços à Juventude, assinalado em maio, somos desafiados a refletir sobre o relacionamento com as novas gerações, nos mais variados programas onde estão, ou poderão estar, envolvidos: Interact, Intercâmbio Rotário de Jovens, Prémios Rotários de Liderança Juvenil, Intercâmbio de Serviços às Novas Gerações, Bolsas Rotary pela Paz e Núcleos Rotary de Desenvolvimento Comunitário.

Um dos nossos maiores desafios tem a ver com a evolução contínua do Rotaract, conhecida como “Elevate Rotaract”. A redefinição deste antigo programa no nosso movimento, a que alguns chamam de “uma nova era”, teve origem numa alteração dos estatutos e do regulamento interno do Rotary International, aprovada pelo Conselho de Legislação, em 2019, como parte de um esforço contínuo para tornar o Rotary mais atraente e acolhedor para jovens profissionais. “Continuamos a dizer aos membros dos clubes Rotary que encontrem uma maneira de trazer jovens, quando já os temos e parece que os esquecemos”, disse o presidente do Rotary International 2018-19, Barry Rassin, proponente formal da ideia de expandir a definição de associação ao Rotary para incluir tanto o Rotary quanto o Rotaract.

Criada a força-tarefa Elevate Rotaract, que também incluiu rotaractistas, teve início uma auscultação aos mais de duzentos mil membros Rotaract em todo o mundo. Várias mudanças foram sugeridas, sendo a mais notável a remoção do limite máximo de idade do Rotaract. Desde 1 de julho de 2022, os membros do Rotaract não têm de deixar o seu clube quando completarem 31 anos. Os clubes a definirão o seu próprio limite de idade, se assim o desejarem. Elyse Lin, sócia do Rotaract Club de Taipei Tin Harbor, em Taiwan, que também faz parte da força-tarefa, referiu que o limite de idade era um obstáculo para os membros do Rotaract que queriam continuar envolvidos com o Rotary, mas não sentiam estar preparados para um clube Rotary tradicional. “Depois desses associados saírem, é muito difícil trazê-los de volta para a família rotária”, observou. 

Nas várias mudanças adotadas desde então, destaca-se que os novos Rotaract Clubs não necessitam de depender de um Rotary Club para serem patrocinados. Podem ser criados sem patrocinador formal ou mesmo escolher outro Rotaract Club como patrocinador. Além disso os Rotaract Clubs podem candidatar-se diretamente aos subsídios globais da The Rotary Foundation e os seus membros são agora elegíveis, e incentivados, para servir ao lado de rotários e rotárias nas comissões distritais e do Rotary International. O Elevate Rotaract é um genuíno apelo para uma parceria mais próxima entre o Rotary e o Rotaract.

Numa organização onde a liderança é um dos valores estruturais, é fundamental abraçarmos esta oportunidade de parceria para trabalharmos, em conjunto, na atração de jovens para a maior organização de clubes de serviço do mundo, composta por profissionais em mais de 200 países. Como resultado desta “mentoria cruzada”, onde todos aprendemos, poderemos servir melhor, juntos, e ver um mundo onde as pessoas se unem, sem que a idade seja um fator importante, e entram em ação para causar mudanças duradouras em si mesmas, nas suas comunidades e em todo o mundo.

Todos, mais ou menos jovens, membros do Rotary e do Rotaract, podemos aproveitar produtos e serviços como os novos recursos de desenvolvimento de liderança da Toastmasters International (veja visite rotary.org/Toastmasters), ferramentas on-line atualizadas para definição de metas e uma experiência de administração de clube on-line aprimorada.

José Alberto Oliveira, Governador do Distrito 1970