Jennifer Jones
Rotary International

Mensagem Mensal da Presidente

Jennifer Jones

Presidente, 2022-23

Maio de 2023

O momento atual pede o protagonismo de líderes determinados e corajosos.

No mês passado, falei da minha querida amiga Anniela Carracedo. Ex-interactista e agora rotária, é um exemplo deste tipo de líder.

Anni falou sobre a sua experiência pessoal com ataques de pânico, algo que eu também tive de enfrentar. A história da Anni tocou muitas pessoas, pois consegue destacar a importância de reconhecermos não apenas os nossos pontos fortes, mas também as nossas vulnerabilidades.

Quando falamos em abrir espaços, propiciar conforto e cuidado dentro do Rotary, referimo-nos a uma vivência no clube em que todos possam sentir-se à vontade para falar de experiências semelhantes à da Anni, o que gera empatia e apoio entre nós. Independentemente do que estivermos a enfrentar na vida, sabemos que nunca estamos sozinhos no Rotary.

Dedicamos muito tempo e atenção ao próximo, seja a combater a poliomielite, a realizar projetos ambientais ou a levar esperança às comunidades carenciadas. Tudo isso é válido, mas, às vezes, deixamos de notar as necessidades daqueles que estão ainda mais próximos de nós: os nossos companheiros em Rotary e parceiros no servir.

O cuidado para com os nossos membros e o seu nível de conforto no clube são os fatores que mais afetam a sua satisfação e as ferramentas mais poderosas para mantê-los envolvidos. Precisamos de garantir que este cuidado e conforto nos clubes sejam da mais alta prioridade, e que fortaleçamos ainda mais os laços entre nós com ações que dissipem o estigma de falar sobre saúde mental e de procurar tratamento. Devemos também esforçar-nos para ampliar o acesso a serviços especializados.

É por isso que estou tão animada com a incrível visão do Presidente Eleito Gordon McInally de melhorar o sistema global de saúde mental, não apenas para membros do Rotary, mas também para as comunidades que servimos.

Quando Gordon anunciou o nosso foco na saúde mental durante a Assembleia Internacional deste ano, lembrou-nos que ajudar o semelhante beneficia a saúde mental, reduz o stress e melhora o humor. Os estudos mostram que realizar atos de bondade contribui para a própria saúde mental e física do indivíduo. O serviço que prestamos traz esperança ao mundo e alegria às nossas vidas.

O nosso foco na saúde mental levará algum tempo para encontrar o seu caminho, mesmo que se baseie em algo que já faz parte do nosso DNA há 118 anos. Mas, Somos Pessoas em Ação, e colocamos muita atenção, compaixão, empatia e inclusão em tudo o que fazemos.

Defender a causa da saúde mental é a coisa certa a fazer, e também é uma ferramenta para Criar Esperança no Mundo, o lema inspirador do Gordon para a sua Presidência.

Se servirmos os nossos membros e as nossas comunidades, e se tivermos empatia pelas pessoas e contribuirmos para o seu bem-estar, todos irão imaginar o Rotary sob um novo prisma, e compreenderão plenamente o nosso valor e potencial infinitos.

Adaptado de Rotary International