Melbourne
Rotary International

Sete razões para ir à Convenção em Melbourne

Por Bob Aitken

Conheça as sete razões pelas quais não pode perder a Convenção de 2023 do Rotary International em Melbourne.

1. Irá (re)conectar-se com a Família Rotária.

A última Convenção do Rotary International, em Houston, foi a prova de que não há nada como comunicar cara a cara. Mas para muitos rotários da região Ásia-Pacífico, onde as restrições da covid-19 complicaram os planos de viagem, Melbourne será a primeira Convenção presencial em quatro anos. Com cinco distritos (que representam mais de 250 Rotary e Rotaract Clubs) do estado de Victoria a sediar o evento, certamente será uma grande reunião.

2. Irá explorar o mundo – tudo num só lugar.

A Convenção é a melhor forma de apreciar a escala e o alcance global do Rotary, diz Rebecca Fry, Presidente-Fundadora dos RYLA (Prémios Rotários de Liderança Juvenil) Oceania e Presidente-Fundadora do Rotary Club de New South Wales. “A Casa da Amizade é um verdadeiro festival do Rotary, que mostra o companheirismo, Grupos Rotary em Ação e projetos comunitários da nossa organização em todo o mundo.”

3. Descobrirá cidades dentro de uma cidade.

A metrópole costeira é conhecida como a capital australiana da cultura, gastronomia, desporto, arquitetura e teatro. É também uma meca das compras.

Mary Barry, Presidente da Comissão Anfitriã, orgulha-se do reconhecimento regular de Melbourne como uma das cidades mais habitáveis do mundo. É um lugar familiar onde os visitantes irão sentir-se imediatamente bem-vindos e à vontade. “A cidade oferece transportes públicos de qualidade, com destino a diversas atrações únicas”, diz Roslyn Teirney, coordenadora assistente de imagem pública do Rotary na Zona 8 e membro do Rotary Club de North Hobart, Tasmânia.

4. Sentir-se-á inspirado.

As convenções do Rotary são um intercâmbio de ideias. E todos os anos, o encontro traz oradores de renome para inspirar, criar ligações e estimular soluções para os desafios mais difíceis do mundo. Basta ver a lista de oradores anteriores: Bill Gates, Justin Trudeau, Mikhail Gorbachev e a Princesa Ana do Reino Unido. “Embora ainda seja cedo para anunciar os destaques do programa de 2023, pode ter a certeza de que só participarão oradores internacionais de renome”, afirma a Presidente da Comissão Anfitriã, Mary Barry.

5. Terá a sua dose de canguru.

Sinta a quintessência da Austrália com uma visita ao Melbourne Zoo para um encontro seguro com algumas das espécies mais incomuns, adoráveis e perigosas do mundo – cangurus, coalas, cobras, aranhas, crocodilos, vombates e ornitorrincos. A apenas 20 quilómetros a nordeste do distrito comercial de Melbourne, a reserva natural de Gresswell Forest oferece vistas espetaculares de cangurus cinzentos orientais, diz Jennifer Scott, ex-Governadora de Distrito e membro do Rotary Club de Central Blue Mountains.

Precisa de ainda mais fofura? Dê um salto à Ilha Phillip, a 120 quilómetros de Melbourne, e conheça a maior colónia de pinguins de pequeno porte do mundo.

6. Sentir-se-á cheio de energia.

Procura um lugar para descontrair ao final do dia com todos os seus novos amigos do Rotary? Melbourne tem inúmeras opções. Laura Telford, Presidente da Organização Multidistrital de Informações do Rotaract Austrália e membro do Rotaract Club de Canberra, descreve Melbourne como outra das famosas cidades que “nunca dormem”.

“Os visitantes vão gostar de saltar para um dos mais de 475 elétricos que cobrem 250 quilómetros de carris, que o levará a todos os cantos desta cidade emocionante.”

7. Irá querer conhecer mais da Austrália.

Embora a distância seja um desafio em qualquer viagem para Melbourne, os visitantes podem voar para Sydney, Brisbane, Darwin ou Perth para aproveitar ao máximo uma oportunidade única de conhecer outras partes da Austrália. “A Grande Barreira de Coral, Uluru e o Red Centre, o nosso Norte tropical e a costa acidentada da Austrália Ocidental, todos oferecem experiências memoráveis para quem os visita”, diz Scott.

Traduzido de Rotary International