40ª Conferência do Distrito 1970
Rotary Portugal D1970

AEP, Amnistia Internacional e CITE estão entre os convidados da 40ª Conferência do Distrito 1970

A Conferência do Distrito 1970, que se realiza entre os dias 19 e 21 de maio em Braga, conta com a confirmação de mais três prestigiados oradores oriundos de importantes organizações, e que irão contribuir com os seus discursos inspiradores para o importante tema da Diversidade, Equidade e Inclusão: Luís Miguel Ribeiro, Presidente da AEP – Associação Empresarial de Portugal e da Fundação AEP; Carla Tavares, Presidente da CITE – Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego; e Pedro A. Neto, Diretor Executivo da Amnistia Internacional – Portugal.

Luís Miguel Ribeiro, Presidente da AEP – Associação Empresarial de Portugal e da Fundação AEP

Luís Miguel Ribeiro, Presidente da AEP – Associação Empresarial de Portugal e da Fundação AEP

Luís Miguel Ribeiro, de 52 anos, é o Presidente da AEP – Associação Empresarial de Portugal e Presidente da Fundação AEP, sendo também Vice-Presidente da Comissão Executiva da CIP – Confederação Empresarial de Portugal.

Desde 2018, é membro da Comissão Executiva do Conselho Regional do Norte da CCDR-N. É também administrador não executivo e Presidente da Comissão Especial de Negócio da Norgarante – Sociedade de Garantia Mútua, SA.

Em 1993, Luís Miguel Ribeiro iniciou a sua vida profissional, ao ocupar funções na área da gestão financeira. Desde então, desenvolveu atividade empresarial, em vários setores, com especial relevo na gestão financeira e recursos humanos. Foi também professor nas áreas de Economia e Gestão.

Em termos associativos, foi Presidente da AEA – Associação Empresarial de Amarante (2008-2016), bem como Fundador e Presidente do CETS – Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa (2012-2016). Tem igualmente desempenhado funções em várias instituições na área da cultura, solidariedade social e do desporto.

Carla Tavares, Presidente da CITE – Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego

Carla Tavares, Presidente da CITE – Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego

Carla Tavares desempenha o cargo de Presidente da CITE – Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego desde janeiro de 2020.

Licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Carla Tavares é Advogada de profissão, tendo exercido de setembro de 2002 até janeiro de 2020, data em que assumiu as atuais funções.

Esteve deputada à Assembleia da República, entre novembro de 2015 e outubro de 2019. Durante o seu mandato, Carla Tavares foi membro efetivo da Comissão Assuntos Europeus (tendo sido relatora permanente para o Brexit) e membro efetivo da Comissão de Trabalho e Segurança Social, onde integrou os Grupos de Trabalho da Parentalidade e Igualdade de Género, o Grupo de Trabalho da alteração ao Regime Jurídico dos Bailarinos Profissionais – do qual foi coordenadora –, e ainda o Grupo de Trabalho para a criação do Estatuto do Cuidador Informal. Foi, ainda, membro suplente da Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias.

Pedro A. Neto, Diretor Executivo da Amnistia Internacional – Portugal

Pedro A. Neto, Diretor Executivo da Amnistia Internacional – Portugal

Em representação da Amnistia Internacional – Portugal, estará presente como orador Pedro A. Neto, o seu Diretor Executivo desde 2016. Pedro A. Neto é igualmente conselheiro da CICDR – Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial.

Licenciado em História, na variante de Arqueologia, pela Faculdade de Artes e Humanidades da Universidade de Lisboa, Pedro A. Neto é pós-graduado em Ciências da Educação pela Universidade Católica, em Ciências Religiosas e Direitos Humanos, pelo Instituto Superior de Ciências Religiosas de Aveiro e pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, respetivamente. Mestre em Gestão e Administração Pública, pela Universidade de Aveiro, frequentou o doutoramento em Políticas Públicas, na mesma universidade, tendo como área de pesquisa a liderança comunitária e direitos humanos.

Pedro A. Neto foi um dos Fundadores e Presidente da ONG ORBIS – Cooperação e Desenvolvimento, onde realizou projetos de desenvolvimento e missões de voluntariado em países africanos de língua portuguesa e no Brasil.

Fez rádio regional em Aveiro, na Rádio Terra Nova e na Vagos FM. Atualmente, é cronista semanal na TSF.

Um encontro de confraternização e apresentações inspiradoras

A 40ª Conferência do Distrito 1970 terá lugar no Altice Forum Braga, e foi já considerada pelo Governador José Alberto Oliveira como “a festa máxima de um distrito, fecho de ouro do trabalho de um Ano Rotário, um encontro de confraternização e de apresentações inspiradoras”.

“Com o importante tema Diversidade, Equidade e Inclusão, será sem dúvida um momento que todos aguardarão com muito entusiasmo”, salienta o Governador deste distrito rotário com cerca de nove dezenas de clubes no norte e centro de Portugal.

Este evento, que reunirá pessoas de todo o Distrito 1970, de Portugal e do resto do mundo, contará com convidados muito especiais, e será, nas palavras de José Alberto Oliveira, “uma verdadeira festa da amizade, uma oportunidade para rever e conquistar amigos”, desafiando o Governador a todos marcarem nas suas agendas a data da Conferência Distrital.

O Rotary é uma rede global de líderes comunitários, amigos e vizinhos que veem um mundo onde as pessoas se unem e entram em ação para causar mudanças duradouras em si mesmas, nas suas comunidades e no mundo. Com 118 anos de história, conta hoje com 1,4 milhão de membros em todo o mundo, sempre disponíveis para servir os outros.