The Rotary Foundation
Rotary International

Mensagem do Presidente do Conselho de Curadores da The Rotary Foundation

Ian H.S. Riseley

Presidente do Conselho de Curadores da The Rotary Foundation, 2022-23

Novembro de 2022

Muitos de vós recordarão o meu desafio aos Rotary Clubs quando eu era presidente do RI em 2017-18: plantar uma árvore por membro para ajudar o ambiente. Graças a vós, estimamos que mais de 4 milhões de árvores foram para o solo em nome de Rotary – uma verdadeira floresta.

Este mês, ao celebrarmos a The Rotary Foundation, recordemos que cada projeto da Fundação é muito semelhante à plantação de uma árvore. Com cada rebento de esperança, saúde e paz que plantamos através da Fundação, fazemos um investimento no futuro que um dia se transformará em algo ainda maior.

Tal árvore foi plantada por Rotary no Sri Lanka, onde mais de 2.000 crianças nascidas anualmente com uma deficiência cardíaca congénita podem agora ser submetidas a uma cirurgia corretiva que lhes permite sobreviver até à idade adulta. Os rotários locais identificaram a necessidade de tornar a cirurgia mais disponível e eficaz, e reuniram 17 distritos rotários em todo o mundo para contribuir com o Fundo Distrital de Utilização Controlada. Depois de a Fundação ter equiparado esses fundos, um subsídio global total de 365 mil dólares foi utilizado para criar o primeiro banco de tecidos de válvulas cardíacas humanas no Sri Lanka, com o governo a fornecer o edifício, pessoal e suprimentos para assegurar a sua sustentabilidade.

Visitar estas instalações para salvar vidas em 2017 foi para mim uma experiência inesquecível. Mas já vi inúmeras outras grandes “árvores” plantadas nas nossas sete áreas de enfoque. Plantamos o PolioPlus em 1985 e este tornou-se numa das maiores iniciativas de saúde pública da história, ajudando a reduzir os casos de poliovírus selvagem em 99,9 por cento. Sete Centros Rotary pela Paz em todo o mundo também se enraizaram e estão agora a dar frutos à medida que dezenas de construtores da paz e líderes comunitários avançam com as competências necessárias para tornar o mundo mais seguro e protegido.

A Charity Navigator, uma agência independente, tem dado à The Rotary Foundation a sua classificação mais elevada há mais de uma década. Porquê? O nosso nível de despesas gerais é muito inferior ao da maioria das organizações semelhantes – 91% das doações para a Fundação vão para programas e operações. Não só somos administradores eficientes, como a exigência do Rotary de uma avaliação das necessidades da comunidade para subsídios globais ajuda a assegurar a sustentabilidade dos nossos projetos a longo prazo. E a Fundação é uma instituição em que se pode confiar porque é gerida pelos seus companheiros rotários.

No entanto, apenas cerca de 38% dos membros apoiam ativamente a grande ação da nossa própria organização. Podemos e devemos fazer melhor. Tal como vos desafiei a plantar árvores como Presidente, como Presidente do Conselho de Curadores da Fundação gostaria de desafiar cada clube a fazer um plano de doação para a nossa The Rotary Foundation este ano.

Imaginem o nosso impacto – a grande floresta de esperança e paz do Rotary que florescerá – e por favor, doem hoje mesmo.

Traduzido de Rotary International