O austríaco Anton Zeilinger, membro do Rotary, ganha Prémio Nobel da Física
Anton Zeilinger, do Rotary Club de Wien-West, na Áustria, foi um dos três físicos anunciados como vencedores do Prémio Nobel da Física, a 4 de outubro, pelas suas experiências em mecânica quântica. A sua investigação lançou as bases para o rápido desenvolvimento de novas aplicações em computação e criptografia.
Zeilinger, professor da Universidade de Viena, partilhou o prémio com o físico francês Alain Aspect e o físico americano John Clauser. As suas experiências exploraram o entrelaçamento quântico, um fenómeno que ocorre quando duas partículas se comportam como uma única unidade, mesmo quando separadas. Os três cientistas dividirão o prémio de quase 900 mil dólares.
“Ainda estou um pouco chocado, mas é um choque muito positivo”, disse Zeilinger a repórteres de Estocolmo, na Suécia, pouco depois de saber da notícia. “Na verdade, fiquei muito surpreendido ao receber a chamada.”
Zeilinger também reconheceu as contribuições de mais de 100 estudantes que tinham trabalhado com ele ao longo dos anos, dando o seguinte conselho aos jovens: “Façam o que acharem interessante e não se preocupem muito com possíveis aplicações”.
Os Prémios Nobel são anunciados em outubro e novembro de cada ano por comités na Suécia e na Noruega, e reconhecem contribuições inovadoras em química, ciências económicas, literatura, paz, física, fisiologia e medicina. Em dezembro, Zeilinger e os demais laureados aceitarão o seu prémio em Estocolmo.
Zeilinger é membro do Rotary desde 2001.
Adaptado de Rotary International