VOG E-Club
Rotary Portugal D1970

José Alberto Oliveira visita Rotary E-Club e destaca o seu dinamismo e diversidade

José Alberto Oliveira foi recebido pelo Rotary E-Club do Distrito 1970 em Visita Oficial do Governador, realizada na cidade de Braga a 10 de outubro.

O Rotary E-Club do Distrito 1970, fundado em 2016, foi o primeiro clube do Distrito a realizar as suas reuniões através das plataformas digitais. Jorge Santos, Presidente do clube, refere que esta particularidade veio provar a sua eficácia com a pandemia, “marcando” o Rotary E-Club do Distrito 1970 “pela diferença”.

O Rotary E-Club do Distrito 1970, fundado em 2016, foi o primeiro clube do Distrito a realizar as suas reuniões através das plataformas digitais. Jorge Santos, Presidente do clube, refere que esta particularidade veio provar a sua eficácia com a pandemia, “marcando” o Rotary E-Club do Distrito 1970 “pela diferença”.

Este clube, com doze membros em vários pontos do globo, encontra-se atualmente a trabalhar para alargar a sua presença às comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo, e, pela sua natureza, tem condições privilegiadas para estabelecer parcerias com outros clubes do Distrito 1970 e de outros países. Tem, atualmente, geminação com clubes de Espanha, Turquia e Brasil, e pretende ampliar as suas parcerias a esse nível.

Este clube organiza igualmente galas solidárias cujas receitas revertem para causas, como é o caso do combate à poliomielite, em parceria com uma escola de artes performativas. Promove, igualmente, outras iniciativas com o mesmo caráter solidário, como passeios de bicicleta.

Jorge Santos destaca igualmente, em forma de desafio, o projeto de plantação de 10 mil árvores. Convida os clubes do Distrito a juntarem-se à iniciativa, assim como o envolvimento de escuteiros, autarquias e outras entidades.

“O E-Club é um clube extremamente dinâmico. Tem uma diversidade tal, quer de profissões, quer de pessoas em vários países, que o coloca numa situação privilegiada, tanto no Distrito, como a nível global”, destacou José Alberto Oliveira. A visita terminou com um jantar-debate com a presença de António Saraiva, Presidente da CIP – Confederação Empresarial de Portugal.

José Alberto Oliveira teve oportunidade de conhecer melhor o Rotary E-Club do Distrito 1970 e as suas iniciativas, em especial o projeto “Uma Casa, Muitas Vidas”, que irá marcar de forma indelével a vida de muitas pessoas. “Queria destacar que o E-Club abraçou um projeto lindíssimo que é o de adaptar um antigo colégio, o Centro Novais e Sousa, Creche de Braga, para o transformar num lar residencial para pessoas com deficiência mental sem retaguarda familiar. Eu desafio todos os clubes do Distrito que o desejem fazer a apoiarem o E-Club neste projeto tão bonito”, destacou José Alberto Oliveira após a visita.

José Alberto Oliveira destacou o dinamismo e diversidade do clube. “O E-Club é um clube extremamente dinâmico. Tem uma diversidade tal, quer de profissões, quer de pessoas em vários países, que o coloca numa situação privilegiada, tanto no Distrito, como a nível global”, referiu.

“É um clube com muita vontade de abraçar projetos, muito bem organizado, e será, sem dúvida, uma referência para o Distrito. Sem dúvida uma Visita Oficial do Governador que ficará na memória por muitos anos”, concluiu José Alberto Oliveira.

A visita, que decorreu no Altice Forum Braga, terminou com o jantar-debate “As Certezas e Incertezas para 2023”, cujas receitas reverteram em parte para a campanha de erradicação da poliomielite, com a presença de António Saraiva, Presidente da CIP – Confederação Empresarial de Portugal.

O Distrito 1970, um dos cerca de quinhentos em todo o mundo, abrange mais de noventa clubes Rotary localizados no centro e norte de Portugal.