VOG RC São João da Madeira
Rotary Portugal D1970

José Alberto Oliveira visita Rotary Club de São João da Madeira, numa cidade que dá valor ao trabalho

José Alberto Oliveira, Governador do Distrito 1970 do Rotary International, realizou uma Visita Oficial do Governador ao Rotary Club de São João da Madeira, a 14 de outubro.

José Alberto Oliveira visitou a Choose Your Shoes, líder de mercado global na produção de calçado ortopédico complexo e personalizado de elevada qualidade, assim como produtos especiais relacionados.

A visita teve início na empresa Choose Your Shoes, líder de mercado global na produção de calçado ortopédico complexo e personalizado de elevada qualidade, assim como produtos especiais relacionados. A empresa, com presença noutros mercados, tem em São João da Madeira uma das suas unidades de produção e desenvolvimento, apostando na inovação.

Após uma receção na Câmara Municipal de São João da Madeira, onde foi recebido pelo Presidente do Município, Jorge Vultos Sequeira, José Alberto Oliveira teve oportunidade de reunir com o Conselho Diretor do Rotary Club de São João da Madeira nas instalações da Universidade Sénior deste clube, fundado em 1963, e de onde foram originários três Governadores do Distrito 1970 e um Diretor do Rotary International.

José Alberto Oliveira foi recebido pelo Presidente da Câmara Municipal de São João da Madeira, Jorge Vultos Sequeira.

Sendo um dos projetos mais representativos do clube rotário desta cidade do distrito de Aveiro, a Universidade Sénior de Rotary de São João da Madeira tem uma oferta curricular que abarca as línguas, as artes, a história, a dança, o jornalismo, entre outras, e promove atividades lúdicas e culturais, de forma a ligar gerações e potenciar o bem-estar entre a comunidade.

A Universidade Sénior de Rotary de São João da Madeira está igualmente envolvida no projeto “Sopa Solidária”, no âmbito do qual, diariamente, alunos e voluntários confecionam sopa ou refeições ligeiras para serem distribuídas diretamente a famílias referenciadas. Este projeto, apesar das condições adversas, não foi interrompido durante os confinamentos devidos à pandemia por Covid-19.

Ainda na vertente solidária, o clube rotário sanjoanense, pela quadra natalícia, oferece anualmente calçado novo às crianças do centro de acolhimento da Santa Casa da Misericórdia de São João da Madeira, que alberga crianças em risco com idades compreendidas entre os 6 e os 14 anos, oriundas de meios familiares disfuncionais e em risco psicossocial.

“Fiquei encantado com o Rotary Clube de São João da Madeira, um clube antigo, com muita história, bem ligado à comunidade e cheio de ideias para Imaginar o Rotary com os Rotários de todo o mundo”, disse José Alberto Oliveira após a Visita Oficial do Governador.

Este clube, que atribui anualmente uma média de dez bolsas de estudo para o Ensino Superior em parceria com a Fundação Rotária Portuguesa, empresas locais e particulares, presta igualmente atenção ao desenvolvimento profissional e comunitário, ao promover palestras temáticas no concelho.

O clube goza ainda de grande visibilidade no concelho, ao estar presente em mostras locais organizadas pela autarquia, como é o caso do evento anual “Cidade no Jardim”, dedicado às coletividades de São João da Madeira.

Inês Reis, Presidente do Rotary Club de São João da Madeira, destacou a paridade entre géneros do quadro associativo como sendo muito equilibrada, havendo igualmente uma grande diversidade profissional. Não deixou de referir o epíteto pelo qual a cidade é conhecida para realçar os valores do trabalho na transformação global. “São João da Madeira é conhecida como a cidade do labor. Damos valor ao trabalho, e só agindo localmente, podemos transformar a comunidade global”, disse Inês Reis.

José Alberto Oliveira destacou a história do clube e a sua ligação à comunidade. “Fiquei encantado com o Rotary Clube de São João da Madeira, um clube antigo, com muita história, bem ligado à comunidade e cheio de ideias para Imaginar o Rotary com os Rotários de todo o mundo”, disse após a Visita Oficial do Governador.

O Distrito 1970, um dos cerca de quinhentos em todo o mundo, abrange mais de noventa clubes Rotary localizados no centro e norte de Portugal.