VOG Rotary Club de Mirandela
Rotary Portugal D1970

José Alberto Oliveira em Mirandela onde visita clube atento às necessidades do futuro

José Alberto Oliveira, Governador do Distrito 1970 do Rotary International, deslocou-se ao Nordeste Transmontano para realizar uma Visita Oficial do Governador ao Rotary Club de Mirandela, a 13 de outubro.

José Alberto Oliveira visitou APPACDM de Mirandela, instituição que presta atendimento a pessoas com deficiência mental.

A visita teve início na Esproarte – Escola Profissional de Arte de Mirandela, uma escola privada que integra a rede de ensino nacional na área do ensino profissional, com elevado número de diplomados que hoje exercem a sua atividade profissional como instrumentistas, na docência ou noutras atividades direta ou indiretamente ligadas ao meio musical, cultural e artístico.

De seguida, houve uma visita à APPACDM de Mirandela, com a qual o clube rotário da cidade ribeirinha do Tua tem colaborado, e onde José Alberto Oliveira pode conhecer esta instituição que presta atendimento a pessoas com deficiência mental, atualmente com duas respostas sociais: Centro de Atividades Ocupacionais (CAO) para 30 pessoas com deficiência mental e características associadas, cujas capacidades não lhes permitam a passagem a uma formação profissional e/ou emprego protegido; Lar Residencial para 24 pessoas com deficiência mental privadas do seu agregado familiar.

José Alberto Oliveira foi recebido nos Paços do Concelho pela Presidente da Câmara Municipal de Mirandela, Júlia Rodrigues.

A empresa intermunicipal Resíduos do Nordeste, que presta serviços de recolha, tratamento e valorização de resíduos sólidos urbanos de treze municípios com uma população total de 143.777 habitantes, foi visitada pela sua dedicação à região e preocupação ambiental. Esta empresa, que recolhe e trata cerca de 140 toneladas de resíduos por dia com equipas dedicadas, cria condições sustentáveis à população e ao tecido empresarial para a reciclagem e valorização.

Após uma visita ao Marco Rotário, no centro da cidade, José Alberto Oliveira foi recebido nos Paços do Concelho pela Presidente da Câmara Municipal de Mirandela, Júlia Rodrigues.

Durante a reunião do Conselho Diretor, José Alberto Oliveira teve a oportunidade de conhecer um pouco melhor este clube transmontano com 27 membros – com mais quatro a serem admitidos no dia da Visita Oficial do Governador – e 37 anos de dedicação à comunidade.

José Alberto Oliveira assinou a Carta Constitucional do Rotaract Club de Mirandela, para o qual foram admitidos 12 membros.

O Rotary Club de Mirandela organizará um RYLA (Rotary Youth Leadership Awards) a 28 e 29 de outubro, bem como uma caminhada solidária pela erradicação da poliomielite no dia 30. Esta caminhada, num percurso semi-urbano, incluirá os Caminhos de Santiago entre a cidade e o rural.

O clube atribui igualmente bolsas a alunos do Ensino Superior em parceria com a Fundação Rotária Portuguesa, bem como com empresas locais, assim como prémios de mérito a alunos das escolas locais.

A Universidade Sénior de Rotary de Mirandela é um dos projetos mais emblemáticos do clube, e conta com uma oferta curricular que abarca áreas tão diversas como o inglês, as músicas tradicionais, a história e património, as artes e manualidades, a informática, ou a dança. Fundada em 2016, é um veículo de interação entre gerações, uma vez que as sedes do Interact Club e Rotaract Club locais estão localizadas nas instalações da Universidade Sénior, uma antiga escola primária. É promovida, igualmente, a interação dos jovens interactistas e rotaractistas, bem como professores da Universidade Sénior, com alunos das escolas locais na prestação de explicações nos casos em que tal seja manifestamente incomportável do ponto de vista financeiro por parte das famílias.

José Alberto Oliveira assinou a Carta Constitucional do Interact Club de Mirandela, para o qual foram admitidos 6 membros.

A Universidade Sénior é vista, pela comunidade local, “como um um apoio”, como explica Tiago Ribeiro, Presidente do Rotary Club de Mirandela, ao acreditar que este ano a instituição “vá ter mais algumas valências” com o apoio dos novos Rotaract Club e Interact Club.

“Vamos imaginar Rotary, porque já só faltam 261 dias para terminar o ano rotário”, disse Tiago Ribeiro, que havia colocado nas suas prioridades a criação de um Interact Club e de um Rotaract Club em Mirandela. “É importante pensarmos que passa tudo tão rápido e, por isso, devemos ser organizados para cumprir tudo aquilo a que nos propomos”, afirmou. As Cartas Constitucionais do Interact Club de Mirandela e Rotaract Club de Mirandela foram assinadas por José Alberto Oliveira durante a sua Visita Oficial do Governador, tendo sido admitidos 6 membros para o Interact e 12 para o Rotaract.

José Alberto Oliveira não deixou de notar a diversidade e eficácia deste clube da Terra Quente Transmontana. “O Rotary Club de Mirandela é um clube grande, muito eficaz junto da comunidade, e tem membros com uma grande diversidade”, disse. “Naturalmente, está atento às necessidades do futuro e vai-se adaptando. Tem uma presidência com uma energia enorme, e, sem dúvida, é um clube de referência no Distrito 1970”, concluiu o Governador.

O Distrito 1970, um dos cerca de quinhentos em todo o mundo, abrange mais de noventa clubes Rotary localizados no centro e norte de Portugal.