Rotary Club de Albergaria-a-Velha
Rotary Portugal D1970

José Alberto Oliveira visita em Albergaria-a-Velha um clube que serve a comunidade com um sorriso

José Alberto Oliveira, Governador do Distrito 1970, realizou uma Visita Oficial ao Rotary Club de Albergaria-a-Velha, no dia 17 de novembro.

José Alberto Oliveira foi recebido na sede do Município pelo Presidente da Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha, António Loureiro e Santos, com a presença das Vereadoras Catarina Mendes e Sandra Almeida. A Autarquia tem sido um parceiro próximo do Rotary Club de Albergaria-a-Velha, com o apoio a projetos de áreas tão diversas como a maternidade, a educação ou o ambiente.

O Governador deu início à sua Visita Oficial com uma deslocação à CEDIARA – Associação de Solidariedade Social de Ribeira de Fráguas, uma IPSS fundada em 1995 e que atua junto de uma população envelhecida num território predominantemente rural, compreendendo atualmente as respostas sociais de centro de convívio, centro de dia e serviço de apoio domiciliário, a que se somam as valências de creche, campos de férias, e apoio à comunidade, na vertente de ação social e saúde mental. Segundo Edgar Borges, Presidente do Rotary Club de Albergaria-a-Velha, esta instituição “tem demonstrado uma dinâmica gigantesca”, e a visita insere-se numa estratégia do clube no processo de estabelecimento de novas parcerias e apoios a IPSS locais, sendo a saúde mental uma das grandes prioridades.

De seguida, José Alberto Oliveira foi recebido na sede do Município pelo Presidente da Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha, António Loureiro e Santos, com a presença das Vereadoras Catarina Mendes e Sandra Almeida. O Governador visitou ainda a Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha, onde tomou contacto com as iniciativas levadas a cabo por esta entidade cultural do concelho. A Autarquia tem sido um parceiro próximo do Rotary Club de Albergaria-a-Velha, com o apoio a projetos de áreas tão diversas como a maternidade, a educação, o ambiente, e mesmo com a construção do Marco Rotário, que identificará a imagem do Rotary e da região.

O Rotary Club de Albergaria-a-Velha, fundado em 2017 e com 21 membros, definiu como um dos seus objetivos para este ano rotário “lançar o Rotaract Club”, o que será uma realidade “dentro de alguns meses”, segundo explicou Edgar Borges ao Distrito 1970. “Temos uma comunidade de jovens interessados, alguns universitários, outros pós-universitários, e só falta oficializar”, acrescentou.

A juventude é, aliás, uma das áreas de enfoque deste clube, que atribui anualmente prémios de mérito escolar em todas as escolas do concelho, e promove o apadrinhamento por parte de empresas a alunos de forma a prosseguirem os seus estudos secundários e superiores com sucesso.

Edgar Borges, Presidente do Rotary Club de Albergaria-a-Velha, destaca a grande mobilização em torno da visita de José Alberto Oliveira.

O consciência ambiental, aliada à cultura e à solidariedade, é uma das outras áreas nas quais o Rotary Club de Albergaria-a-Velha está ativo, ao promover, em parceria com a Associação BioLiving, as Juntas de Freguesia e outras associações locais, caminhadas na Natureza. O próximo evento será realizado na Pateira de Frossos e terá momentos culturais ao longo do seu percurso, tais como teatro, pintura, e outros, ao mesmo tempo que será acompanhado por biólogos que explicarão a biodiversidade local. As receitas angariadas reverterão para a The Rotary Foundation.

Uma vez que o clube não possui sede própria, faz questão de criar uma vantagem a partir de uma desvantagem, e as suas reuniões são itinerantes, escolhendo os locais em função da atividade e do projeto. São convidados os Presidentes de Junta e representantes de associações de forma a identificar necessidades e ações a tomar, bem como para dar a conhecer o Rotary.

Edgar Borges, Presidente, após salientar que os membros do Rotary Club de Albergaria-a-Velha servem a comunidade com um sorriso, sintetiza o espírito do clube: “Juntos conseguimos!”, e destaca a presença de numerosos representantes de vários outros clubes por ocasião da Visita Oficial de José Alberto Oliveira.

O Rotary Club de Albergaria-a-Velha pertence ao Distrito 1970, um dos cerca de quinhentos em todo o mundo, e que abrange mais de noventa clubes Rotary localizados no centro e norte de Portugal.