Rotary Club de Penafiel
Rotary Portugal D1970

José Alberto Oliveira em Penafiel, concelho de um clube vivo e ativo na comunidade

José Alberto Oliveira, Governador do Distrito 1970, realizou uma Visita Oficial ao Rotary Club de Penafiel, no dia 18 de novembro.

O Governador foi recebido na Câmara Municipal de Penafiel pelo Vice-Presidente do Município, Pedro Santana Cepeda. João Oliveira, Presidente do Rotary Club de Penafiel, salientou a boa relação com a Autarquia penafidelense, que reconhece o trabalho do clube, e com quem tem uma firme parceria estratégica. “A nossa parceria é ‘para os dois lados’, alicerçada nos dados do Gabinete de Inserção Social da Câmara Municipal de Penafiel”, disse João Oliveira.

José Alberto Oliveira visitou posteriormente a APAR – Associação Penafidelense de Atividades Rotárias, que conta entre as suas valências o emblemático Instituto de Línguas, fundado há quadro décadas. Com uma média de cerca de três centenas de alunos por ano, este instituto é uma história de sucesso do clube e do concelho, ao formar em diversas línguas, como o Inglês, Francês, Alemão, Mandarim e Português para estrangeiros, e providenciando a Certificação Cambridge com resultados de nível “excecional”.

José Alberto Oliveira foi recebido na Câmara Municipal de Penafiel pelo Vice-Presidente do Município, Pedro Santana Cepeda. O Rotary Club de Penafiel e a Autarquia têm uma firme relação de parceria estratégica.

O Rotary Club de Penafiel, fundado em 1973 e atualmente com 31 membros, teve a oportunidade de dar a conhecer a José Alberto Oliveira, que manteve uma reunião com o Conselho Diretor, outros projetos que tem desenvolvido.

Um desses projetos é o “Prémio Professor Germano Silva Rotary Club de Penafiel”, que teve a sua primeira edição em 2017, e que permite aos autores, através de uma parceria com a Editorial Novembro, publicarem as suas obras inéditas, servido de plataforma de divulgação da língua e cultura portuguesas.

O Rotary Club de Penafiel, que atribui anualmente bolsas de estudo para o Ensino Superior, tem uma ligação privilegiada à Lusofonia, tendo premiado vários estudantes da Guiné-Bissau com bolsas para estes completarem os seus cursos e contribuírem para o desenvolvimento do seu país de origem.

O projeto “Visão para Todos”, no âmbito da saúde visual e da solidariedade, promove consultas gratuitas para crianças do concelho em parceria com uma clínica local. Existe igualmente uma parceria com uma ótica – a alargar em breve para outros estabelecimentos –, que fornece de forma gratuita as armações e as lentes prescritas. As famílias são geralmente referenciadas pelos serviços de ação social da Autarquia, havendo por vezes casos encaminhados por associações ou pelas paróquias.

Uma outra forma de trabalhar com as famílias referenciadas pelos serviços de ação social da Autarquia é através da comparticipação ou apoio integral nos gastos em energia, água, ou despesas de emergência.

O Rotary Club de Penafiel cumpre uma tradição de, na quadra natalícia, entregar tantos cabazes de Natal a tantas famílias quanto o número de membros do clube. Uma outra tradição é a visita, por altura da celebração dos Reis, às crianças internadas no Serviço de Pediatria do Hospital de Penafiel, às quais são oferecidos presentes.

“O Rotary Club de Penafiel é um clube que, apesar dos seus quase 50 anos de vida, se mantém vivo, jovem, organizado e ativo na comunidade, pela qual é reconhecido”, garante João Oliveira, Presidente do clube, e que tem como objetivo comemorar o meio-século com a adesão de novos membros.

Penafiel é um concelho do distrito do Porto com 72 mil habitantes, de montes, vales e rios, com uma vasto património cultural, como é o caso do Castro de Monte Mozinho ou os monumentos inseridos na Rota do Românico.

O Rotary Club de Penafiel pertence ao Distrito 1970, um dos cerca de quinhentos em todo o mundo, e que abrange mais de noventa clubes Rotary localizados no centro e norte de Portugal.