Rotary Club de Ponte de Lima
Rotary Portugal D1970

Rotary Clube de Ponte de Lima recebe visita de José Alberto Oliveira com espírito de liderança

José Alberto Oliveira, Governador do Distrito 1970, realizou uma Visita Oficial ao Rotary Club de Ponte de Lima, no dia 21 de novembro.

A visita teve início junto ao Marco Rotário, situado numa rotunda de um acesso principal à vila, e construído com uma coluna granítica, matéria-prima da região, em forma de marco miliário, que alude ao período romano, e acabamentos cerâmicos, reportando à herança islâmica.

“É um clube de liderança, com projetos a arrancar. Sem liderança não teríamos chegado onde estamos”, disse o Presidente do Rotary Club de Ponte de Lima, Manuel Abreu, por ocasião da Visita Oficial do Governador José Alberto Oliveira.

O Governador foi, de seguida, recebido na Câmara Municipal de Ponte de Lima pelo Vereador Carlos Lago, a quem apresentou os cumprimentos. O Rotary Club de Ponte de Lima tem uma relação privilegiada com o Município, traduzida em parcerias e colaborações, como é o caso do edifício da Universidade Sénior de Rotary.

Foi, aliás, a Universidade Sénior de Rotary de Ponte de Lima o próximo ponto de paragem de José Alberto Oliveira nesta sua Visita Oficial ao concelho limiano. A Universidade Sénior de Rotary de Ponte de Lima, que irá funcionar no edifício da antiga Escola da Avenida, “um edifício lindíssimo cedido pela autarquia, com quem temos excelentes relações”, segundo a Diretora de Imagem do Rotary Club de Ponte de Lima, Cristina Cunha, pretende tornar-se num local que fomente o convívio social, o desenvolvimento de conhecimento e a continuação da participação cívica ativa dos cidadãos seniores. A inaugurar no dia 10 de dezembro, contará com um quadro de professores voluntários, maioritariamente no ativo, de “perfil cativante e que imediatamente ficaram entusiasmados com o projeto”, conforme afirmou Cristina Cunha. A oferta curricular abarcará áreas tão diversas como o Inglês ou a Literatura Portuguesa, a História e Atualidade ou as Tradições e Cultura Limianas, as Artes, a Informática e novas Tecnologias, sem esquecer a Atividade Física, incluindo Hidroginástica.

José Alberto Oliveira foi recebido na Câmara Municipal de Ponte de Lima pelo Vereador Carlos Lago, a quem apresentou os cumprimentos. O Rotary Club de Ponte de Lima tem uma relação privilegiada com o Município, traduzida em parcerias e colaborações.

O Rotary Club de Ponte de Lima, fundado em 1985 e atualmente com 28 membros, tem como objetivo alargar o seu quadro associativo até às três dezenas de elementos antes do final do ano rotário. No dia em que se assinalou a 38ª Visita Oficial do Governador ao clube, foi oficialmente admitido como membro o canoísta Fernando Pimenta, que conta com duas medalhas olímpicas e numerosos títulos em competições internacionais.

No dia em que se assinalou a 38ª Visita Oficial do Governador ao clube, foi oficialmente admitido como membro o canoísta Fernando Pimenta, que conta com duas medalhas olímpicas e numerosos títulos em competições internacionais.

Manuel Abreu, Presidente do Rotary Club de Ponte de Lima, destaca o percurso ascendente do clube limiano, e dá como exemplo a parceria com as escolas do concelho para a consciencialização ambiental. Num projeto de três anos apoiado pelo Distrito 1970, será patrocinado um cantil a oferecer aos alunos, para evitar o desperdício de garrafas descartáveis.

Num outro projeto do clube, serão oferecidos tablets a seis lares de idosos do concelho de forma a proporcionar formas de contacto entre os utentes e os seus familiares ou amigos, e, assim, contribuir para aumentar o conforto e minimizar a sensação de isolamento.

Manuel Abreu salienta o debate interno, principalmente sobre a atualidade, promovendo o companheirismo. “É um clube de liderança, com projetos a arrancar. Sem liderança não teríamos chegado onde estamos”, disse o Presidente do Rotary Club de Ponte de Lima por ocasião da Visita Oficial do Governador José Alberto Oliveira.

Ponte de Lima é um concelho do distrito de Viana do Castelo nas margens do Rio Lima, com cerca de 41 mil habitantes, e um rico património histórico.

O Rotary Club de Ponte de Lima pertence ao Distrito 1970, um dos cerca de quinhentos em todo o mundo, e que abrange mais de noventa clubes Rotary localizados no centro e norte de Portugal.