VOG RC Lamego
Rotary Portugal D1970

José Alberto Oliveira na região do Douro para visitar o Rotary Club de Lamego

José Alberto Oliveira, Governador do Distrito 1970 do Rotary International, realizou, a 29 de setembro, uma Visita Oficial do Governador ao Rotary Club de Lamego, durante a qual ficou a conhecer a Escola de Hotelaria e Turismo do Douro.

A visita ao Marco Rotário, colocado por ocasião do 50º aniversário do clube e localizado na Rotunda do Rotary Club de Lamego, marcou o início da deslocação a esta cidade duriense, ao que se seguiu uma receção na Câmara Municipal de Lamego pela Vice-Presidente, Catarina Ribeiro.

José Alberto Oliveira visitou seguidamente a Escola de Hotelaria e Turismo do Douro – Lamego. Esta escola, de reconhecido valor a nível nacional e internacional, e que atrai alunos de vários pontos do país, viu já serem atribuídas bolsas por parte do Rotary Club de Lamego a alunos com aproveitamento destacado.

José Alberto Oliveira visitou a Escola de Hotelaria e Turismo do Douro – Lamego. Esta escola, de reconhecido valor a nível nacional e internacional, e que atrai alunos de vários pontos do país, viu já serem atribuídas bolsas por parte do Rotary Club de Lamego a alunos com aproveitamento destacado.

Igualmente, o Rotary Club de Lamego, fundado em 1971, e que conta atualmente com treze membros, conta no seu historial com a atribuição de bolsas aos alunos das escolas do concelho.

Mais recentemente, o clube tem realizado ações de caráter duradouro, como a reconstrução de uma casa, ou o apoio a pessoas com deficiência, ao contribuir com equipamentos para adaptar habitações.

A nível ambiental, o Rotary Club de Lamego promove ações de limpeza no rio Balsemão, que, por estar integrado numa comunidade de pequena dimensão, assume um papel de proximidade e de relevância no equilíbrio ecológico da região.

Durante a pandemia de Covid-19, o clube identificou necessidades de várias instituições locais, e forneceu equipamentos de proteção individual, bem como produtos de higiene, no sentido de minimizar o impacto sanitário.

Cristina Monteiro, Presidente do Rotary Club de Lamego, tem como um dos objetivos aumentar o quadro associativo, tendo em vista a realização de ainda mais projetos por parte do clube.

Um dos projetos mais recentes é a colaboração com a Missão Dimix ONGD para a construção de um refeitório, duas salas de aula e quatro casas-de-banho, na escola de Água Izé, na Ilha de São Tomé. Este projeto contará com uma candidatura à The Rotary Foundation e está em fase adiantada.

Cristina Monteiro, Presidente do Rotary Club de Lamego, tem como um dos objetivos aumentar o quadro associativo, contando com a divulgação das ações na imprensa local, e, assim, permitir ao clube servir ainda mais e segundo os ideais rotários. “Acredito que iremos conseguir realizar ainda mais projetos”, disse. “O companheirismo, não somente dentro do clube, mas que se expande pelos clubes, faz-nos mais fortes e capazes, não somente de atingir, mas até mesmo de superar objetivos traçados. Neste ano, em que o lema rotário é ‘Imagine o Rotary’, estou certa de que iremos imaginar, imaginar muito para que na conjuntura que se avizinha, juntos possamos ver um mundo onde as pessoas se unem e entram em ação para causar mudanças duradouras em si mesmas, nas suas comunidades e no mundo todo”, salientou a Presidente.

José Alberto Oliveira realçou a ligação do clube à comunidade local. “O Rotary Club de Lamego está muito ligado à comunidade e às instituições locais”, disse. “A visita também permitiu perceber o forte companheirismo que existe entre os seus membros e a sua enorme vontade de servir”, concluiu o Governador.

O Distrito 1970, um dos mais de quinhentos em todo o mundo, abrange mais de noventa clubes Rotary localizados no centro e norte de Portugal.