Rotary Club de Fafe
Rotary Portugal D1970

José Alberto Oliveira encontra em Fafe clube que valoriza a amizade e companheirismo

José Alberto Oliveira, Governador do Distrito 1970, realizou uma Visita Oficial ao Rotary Club de Fafe, no dia 6 de dezembro.

A visita teve início com uma receção no Teatro Cinema de Fafe, onde José Alberto Oliveira trocou cumprimentos com o Assessor da Cultura do Município, Artur Coimbra, e assistiu a um espetáculo encenado pela Academia de Música José Atalaya. A escolha deste espaço emblemático da cidade, que a Presidente do clube rotário, Gabriela Costa, classificou como “o monumento de Fafe”, dada a sua beleza e com um “interior notável”, deveu-se à sua importância para a vida cultural e artística da comunidade nas vésperas do seu centenário. José Alberto Oliveira teve oportunidade de ser conduzido por uma visita guiada pelo edifício, durante a qual ficou a conhecer melhor a história desta sala de espetáculos classificada como “imóvel de interesse público” em 1979.

José Alberto Oliveira e Artur Coimbra
A visita teve início com uma receção no Teatro Cinema de Fafe, onde José Alberto Oliveira trocou cumprimentos com o Assessor da Cultura do Município, Artur Coimbra.

José Alberto Oliveira teve depois oportunidade de, durante a reunião com o Conselho Diretor, ficar a conhecer melhor o Rotary Club de Fafe, fundado em 1978 e atualmente com 29 membros, bem como as suas atividades e projetos.

Um dos projetos com os quais o Governador tomou contacto foi a Universidade Sénior de Rotary de Fafe, criada em articulação com a Escola Superior de Educação de Fafe para proporcionar aos seniores oportunidades para um envelhecimento ativo, com objetivos definidos, no sentido de aumentar a qualidade de vida durante o tempo de envelhecimento. Conta ainda com o apoio da Autarquia de Fafe, bem como de algumas empresas e particulares. Com 79 alunos inscritos neste ano letivo, tem uma oferta curricular que abrange o Inglês e a Literatura, a Informática, a Pintura, a Dança e a Música, sem esquecer o bem-estar com a Hidroginástica e o Yoga. Tem ainda valências culturais e de ocupação de tempos livres, como uma tuna, ou a organização de visitas de estudo.

O Banco de Cadeiras de Rodas, que recebeu um reforço de 22 unidades durante a pandemia por Covid-19, representa um outro projeto duradouro do clube rotário fafense, cuja gestão está entregue à Santa Casa da Misericórdia de Fafe. Este banco revelou-se de crucial importância durante as campanhas de vacinação, e continua a ter um papel relevante com a cedência do seu parque à comunidade, seja a particulares, seja a instituições.

Após a interrupção devido à pandemia, o Rotary Club de Fafe irá retomar futuramente o evento Música no Parque, realizado habitualmente no final do ano rotário e escolar no Parque da Cidade de Fafe, e com a participação de parceiros, como a Academia de Música José Atalaya. A par de uma abertura e divulgação do clube rotário à comunidade, o espetáculo contribui para a angariação de fundos a favor de causas e projetos humanitários do Rotary.

Teatro Cinema de Fafe
José Alberto Oliveira teve oportunidade de ser conduzido por uma visita guiada pelo edifício do Teatro Cinema de Fafe, durante a qual ficou a conhecer melhor a história desta sala de espetáculos classificada como “imóvel de interesse público” em 1979.

Uma outra instituição fafense com a qual o Rotary Club de Fafe tem parceria de colaboração mútua é o Grupo Cultural e Recreativo Nun’Álvares, fundado em 1932 e com dinamização em teatro, dança, música, canto, desporto, xadrez, entre outras.

Gabriela Costa, Presidente do Rotary Club de Fafe, salienta a amizade no clube: “Somos amigos e companheiros.” Valoriza ainda o Rotary como “fonte de crescimento pessoal”: “Aprendi muito, e continuo a aprender todos os dias”, admitindo que passou a lidar com as situações “de uma forma mais calma”.

Fafe é um concelho do distrito de Braga com cerca de 50 mil habitantes e rico património paisagístico, natural e arquitetónico. São famosos os seus exemplares de “Arquitetura Brasileira”, importada por emigrantes naquele país, tais como o Teatro Cinema, a Casa do Santo Novo, o Arquivo Municipal ou o Jardim do Calvário, onde podem ser admiradas fachadas imponentes, mosaicos amarelados, ou clarabóias que se salientam na paisagem da cidade.

O Rotary Club de Fafe pertence ao Distrito 1970, um dos cerca de quinhentos em todo o mundo, e que abrange mais de noventa clubes Rotary localizados no centro e norte de Portugal.

Notícia atualizada às 19:53 de 10/12/2022 com fotografias cedidas pelo Rotary Club de Fafe