i3S
Rotary Portugal D1970

Ancestralidade Humana em destaque no Rotary Club da Guarda

O Rotary Club da Guarda está a organizar o mini-curso “Odisseia Genética”, cuja primeira sessão decorreu no dia 26 de novembro, e que está a ser orientado por Luísa Mesquita Pereira e Verónica Fernandes, do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S).

As sessões, abertas à comunidade, têm como temática a Ancestralidade da Espécie Humana, sendo facultada a hipótese de os presentes realizarem testes das suas origens sob supervisão das investigadoras. Os dados recolhidos são analisados no i3S e comunicados aos participantes em próximas sessões, ao mesmo tempo que é enriquecida a investigação no referido instituto da Universidade do Porto.

Luísa Mesquita Pereira, investigadora do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto, esteve presente na primeira edição deste mini-curso dedicado à Ancestralidade da Espécie Humana.
Fotografia: Rotary Club da Guarda

Para Elsa Salzedas, Presidente do Rotary Club da Guarda, o tema da Ancestralidade, que remonta às grandes migrações da espécie humana e, em última análise, à sua origem, ganhou um relevo adicional com a atribuição do Prémio Nobel de Fisiologia e Medicina de 2022 ao biólogo Svante Pääbo, que na sua investigação na área da Paleogenética descobriu diferenças genéticas que distinguem todos os humanos vivos de hominídeos extintos.

O Rotary Club da Guarda, que todos os meses aborda temas de interesse em eventos e palestras abertas à comunidade, decidiu assim valorizar uma área científica de importância fulcral para o conhecimento humano, sabendo-se que o ADN encerra respostas para um conjunto de questões que se levantam do ponto de vista da saúde e da história humana.

A Associação i3S une três institutos – IBMC, INEB e IPATIMUP – e investigadores de diversas faculdades da Universidade do Porto, consolidando assim uma extensa colaboração entre as várias instituições. Contribuem ainda para as atividades do i3S seis faculdades da Universidade do Porto – FMUP, ICBAS, FMDUP, FCUP, FEUP e FFUP – e três hospitais – CH S. João, CH Porto e IPO. Esta complexa rede que se traduz no i3S dedica-se a três Programas Integrativos: Cancro, Interação e Resposta do Hospedeiro, e Neurobiologia e Doenças Neurológicas.

Fotografia principal: Instituto de Inovação e Investigação em Saúde

Artigo editado às 17:50 de 6/12/2022 com a adição de uma fotografia gentilmente cedida pelo Rotary Club da Guarda.