VOG Gondomar
Rotary Portugal D1970

José Alberto Oliveira em Visita Oficial do Governador na Capital da Ourivesaria

José Alberto Oliveira, Governador do Distrito 1970 do Rotary International, realizou uma Visita Oficial do Governador ao Rotary Club de Gondomar, no dia 18 de outubro.

Após uma receção na Câmara Municipal de Gondomar pela Vereadora Cláudia Vieira, José Alberto Oliveira visitou a empresa Ricardo & Barbosa, Lda, uma das maiores referências portuguesas na fabricação de ferramentas de alta precisão para indústrias automóvel, eletrónica, energéticas, petrolíferas e de gás e aeronáutica. Com duas instalações de produção (Portugal e México), e distribuição permanente em sete países em três continentes, está atualmente presente em mais de vinte seis países. Esta empresa esteve envolvida no fabrico e aperfeiçoamento do ventilador desenvolvido pela Marinha durante a pandemia por covid-19, desempenhando um serviço de relevo ao país.

José Alberto Oliveira foi recebido na Câmara Municipal de Gondomar pela Vereadora Cláudia Vieira.

O Rotary Club de Gondomar, fundado em 1991 e atualmente com 14 membros, teve oportunidade de reunir o seu Conselho Diretor com José Alberto Oliveira, que ficou a conhecer alguns dos mais significativos projetos do clube deste diverso concelho, conhecido pela sua indústria tradicional de ourivesaria e património natural.

O clube, que tem apoiado estudantes do Ensino Superior com bolsas, bem como irá iniciar igualmente um programa semelhante para o Ensino Secundário, tem dedicado especial atenção às crianças e jovens do concelho, como é o caso da entrega periódica e continuada de bens alimentares não-perecíveis e brinquedos à CPCJ de Gondomar.

José Alberto Oliveira visitou a empresa Ricardo & Barbosa, Lda, uma das maiores referências portuguesas na fabricação de ferramentas de alta precisão para indústrias automóvel, eletrónica, energéticas, petrolíferas e de gás e aeronáutica. Esta empresa esteve envolvida no fabrico e aperfeiçoamento do ventilador desenvolvido pela Marinha durante a pandemia por covid-19.

Foi proposto um projeto à Fundação Rotária Portuguesa para financiamento parcial de um programa de rastreio de doença pulmonar obstrutiva crónica no concelho de Gondomar, em parceria com a Fundação Portuguesa do Pulmão, que providenciará especialistas e dispositivos terapêuticos. Este projeto irá revelar-se de crucial importância num concelho que albergou durante muitos anos explorações mineiras.

Aproveitando as potencialidades ecológicas e culturais do concelho, o Rotary Club de Gondomar, em parceria com organizadores de caminhadas solidárias nos percursos pedestres da Foz do Sousa, divulga as suas atividades através de vídeos e distribuição de folhetos que sensibilizam para as suas causas.

António Pais, Presidente do Rotary Club de Gondomar, destacou a importância da solidariedade e da redistribuição de riquezas. “Ao relembrar o nosso lema, ‘dar de si antes de pensar em si’, devemos tentar, de forma solidária, redistribuir as riquezas”, disse.

José Alberto Oliveira destacou a vontade dos membros do Rotary Club de Gondomar, bem como a sua eficácia. “Tive o prazer de estar no Rotary Club de Gondomar, onde conheci Companheiros com muita vontade de servir a comunidade de forma mais eficaz. Estou certo de que o clube vai fazer jus à sua reputação e continuará a fazer história na Cidade da Filigrana”, observou, após a Visita Oficial do Governador.

O Rotary Club de Gondomar pertence ao Distrito 1970, um dos cerca de quinhentos em todo o mundo, e que abrange mais de noventa clubes Rotary localizados no centro e norte de Portugal.