Rotary Club de Vila Real
Rotary Portugal D1970

José Alberto Oliveira em Vila Real visita clube que valoriza a confiança no Rotary

José Alberto Oliveira, Governador do Distrito 1970, realizou uma Visita Oficial ao Rotary Club de Vila Real, no dia 8 de fevereiro.

O dia da Visita Oficial do Governador teve início com uma ação de rastreio levada a cabo pelo clube na Escola Secundária de São Pedro, em colaboração com o Serviço de Pediatria do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, e a Realvisão Óptica. A iniciativa, que contou com a colaboração da Autarquia de Vila Real na disponibilização de uma unidade móvel, teve como população-alvo a comunidade escolar, e envolveu rastreios visuais à hipertensão, à obesidade, bem como à diabetes.

O dia da Visita Oficial do Governador teve início com uma ação de rastreio na Escola Secundária de São Pedro, em colaboração com o Serviço de Pediatria do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, e a Realvisão Óptica.

Esta não é a única ação que o clube tem promovido com o mesmo centro hospitalar, segundo a sua Presidente Marta Sousa. Numa iniciativa de combate à obesidade infantil, são identificadas crianças em consulta hospitalar, que, posteriormente, e numa parceria com o Agrupamento de Escolas Diogo Cão, são integradas num programa de exercício físico.

Após uma visita à unidade de rastreio, José Alberto Oliveira, juntamente com alguns elementos do clube, foi recebido na Câmara Municipal de Vila Real pelo Vice-Presidente do Município Alexandre Favaios, e pela Vereadora Mara Minhava.

Fruto de uma boa relação com a Autarquia, que se tem consolidado com o tempo, o Rotary Club de Vila Real tem participado em várias atividades conjuntas, como é o caso do programa Câmara Amiga. No âmbito desta ação, são identificadas famílias em dificuldades económicas pelos Serviços de Ação Social, a quem o clube auxilia através de doações periódicas com cabazes alimentares.

O apoio municipal traduz-se igualmente na oferta de livros para os Prémios de Mérito Escolar promovidos pelo clube.

O Governador visitou posteriormente a Polo, uma empresa de referência no mundo da óptica, e que constituiu uma das principais exportadores de lentes oftálmicas do nosso país, merecendo a confiança de clientes em mais de 23 países. Tendo desenvolvido parcerias com a Academia para o desenvolvimento de novos produtos, a Polo apresenta soluções inovadoras e pioneiras que lhe permitem adaptar-se às necessidades do mercado. A inovação constante desta empresa fundada em 1965, aliás, não passou despercebida ao Rotary Club de Vila Real, que vendo-a aliada à criação de emprego qualificado e como uma mais-valia para aquela cidade, decidiu pela sua escolha para a inclusão no programa da Visita Oficial do Governador.

José Alberto Oliveira (ao centro), juntamente com alguns elementos do Rotary Club de Vila Real, entre os quais se contava a sua Presidente Marta Sousa (à direita), foi recebido nos Paços do Concelho da cidade pelo Vice-Presidente do Município Alexandre Favaios (terceiro a contar da direita), e pela Vereadora Mara Minhava (terceira a contar da esquerda).

José Alberto Oliveira reuniu com o Conselho Diretor do Rotary Club de Vila Real, antes de participar num jantar durante o qual foram admitidos dois novos membros, contando agora o clube transmontano com 35 elementos. Foram também admitidos 7 novos membros para o Interact Club de Vila Real, nesta ocasião em que esteve presente cerca de uma centena de pessoas, entre rotários e convidados.

De forte ligação à comunidade, o Rotary Club de Vila Real multiplica-se em iniciativas de proximidade, como é o caso da recolha de bens e agasalhos, que serão entregues a um lar de uma instituição do concelho. Na época do Natal, foi igualmente realizada uma recolha de brinquedos que, posteriormente, foram entregues no Lar-Escola Florinhas da Neve, uma instituição que acolhe crianças e jovens do sexo feminino desde o nascimento até aos 18 anos, acolhendo também, crianças do sexo masculino até aos 3 anos, carecidas ou privadas de meio familiar adequado ao seu desenvolvimento físico e intelectual. Durante este ano, contar-se-á ainda um torneio de padel, um jantar frugal, um passeio de automóveis clássicos e ainda uma caminhada em parceria com os Caminheiros de Vila Real; sempre de cariz solidário e de apoio a projetos do clube ou a causas do Rotary.

O clube organiza frequentemente espetáculos, como o Concerto Solidário ocorrido em janeiro no Teatro de Vila Real, em colaboração com o Interact, de apoio ao projeto Aldeia Feliz, para construção de salas de aula em Moçambique. O concerto apoiou igualmente o combate à poliomielite, uma das causas do Rotary. Está programado um outro concerto de cariz solidário, a realizar-se no dia 15 de abril, com bandas locais, de apoio à Liga Portuguesa Contra o Cancro bem como à Associação Borboletas aos Montes, uma instituição de solidariedade social, que tem como principal objetivo prestar ajuda psico-socio-económica a pessoas que passaram ou estejam a passar por uma experiência de cancro da mama.

Uma outra iniciativa, esta de âmbito ambiental, foi a exposição “INVASAQUA – Cuidado! Invasoras Aquáticas da Península Ibérica”, que teve a sua inauguração coincidente com o Dia Mundial da Conservação da Natureza, 28 de julho, e pretendeu consciencializar para a problemática das espécies exóticas invasoras nos meios aquáticos.

José Alberto Oliveira visitou a Polo, uma empresa de referência no mundo da óptica, e que constituiu uma das principais exportadores de lentes oftálmicas do nosso país, merecendo a confiança de clientes em mais de 23 países.

O Rotary Club de Vila Real está em fase de constituição de um Banco de Equipamentos de Cuidados de Saúde Primária, que irá ceder aos elementos mais necessitados da comunidade este género de artigos, tais como camas articuladas, cadeiras de rodas, ou muletas.

Numa tentativa de combate à solidão, o clube está a encetar esforços para criar um projeto duradouro a partir de uma iniciativa com a Escola de São Pedro. Através da identificação, por parte da Câmara Municipal de Vila Real, de idosos interessados em participar na iniciativa, crianças da escola contactam-nos telefonicamente, criando assim acompanhamento e convívio entre gerações. As várias entidades parceiras contam organizar um espetáculo no final da primeira fase, envolvendo os participantes nas atuações. No futuro, segundo espera a Presidente Marta Sousa, haverá lugar à integração dos idosos residentes em lares.

Marta Sousa enfatiza a necessidade de colaboração entre o Rotary e as autoridades locais, “com projetos duradouros que criem a diferença nas comunidades e as façam associá-los ao Rotary”. Para a Presidente do Rotary Club de Vila Real, é importante a comunidade tomar conhecimento das atividades do Rotary: “As pessoas associam o Rotary a uma pessoa de bem, e isso reveste-se de uma grande importância”, enfatizou. “Desta forma, o lema ‘dar de si antes de pensar em si’ tem condições para prevalecer”, disse Marta Sousa.

A Presidente destacou ainda o facto de o clube ter já contribuído monetariamente para com um distrito rotário na Turquia, no sentido de apoiar as vítimas do sismo naquele país, e ainda a colaboração com o Rotary Club de Lamego para a construção de infraestruturas numa escola em São Tomé e Príncipe.

Vila Real é um município transmontano com 50 mil habitantes distribuídos por 20 freguesias. Atualmente um importante polo académico, ao albergar a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real é uma cidade inovadora e com um rico património histórico, como atestam os seus numerosos monumentos e casas brasonadas.

O Rotary Club de Vila Real foi fundado em 1967 e faz parte do Distrito 1970, um dos cerca de quinhentos em todo o mundo, e que abrange mais de noventa clubes Rotary localizados no norte e centro de Portugal.