Prémio Duarte Simões atribuído a Inês Pereira Lopes pelo Rotary Club da Covilhã
O Prémio de Mérito Duarte Simões, criado pelo Rotary Club da Covilhã, foi atribuído a Inês Pereira Lopes, pela autoria do trabalho “Mobiliário infantil direcionado a crianças com Perturbações do Espectro do Autismo”, realizado no âmbito do 2º ciclo de mestrado em Design Industrial ministrado na Universidade da Beira Interior.
O prémio foi entregue à estudante pelo Reitor da Universidade da Beira Interior, Mário Raposo, na cerimónia comemorativa do 57º Aniversário do Rotary Club da Covilhã, que decorreu durante a Visita Oficial do Governador José Alberto Oliveira, no dia 31 de janeiro.
Segundo Inês Pereira Lopes, o seu trabalho de dissertação “foi direcionado para a área do Design Inclusivo, através da conceção de uma linha de mobiliário com o foco nas crianças com Perturbações do Espectro de Autismo, com idades entre os dois e os seis anos de idade. Foi projetado um conjunto de cinco elementos: uma cama; uma tenda; um puf sensorial; uma cadeira giratória e uma piscina de bolas sensorial”. A premiada contou com a orientação dos docentes João Paiva Monteiro e Alexandre Gramacho Guerreiro, tendo sido o seu trabalho realizado em parceria com a empresa Burel Factory.
O júri composto por três elementos do Rotary Club da Covilhã, um elemento designado pela Universidade da Beira Interior, Helena Alves, e um elemento cooptado pelo clube na sociedade civil e de mérito reconhecido, Regina Gouveia, considerou ainda duas menções honrosas: Catarina Castelo Maia, do Mestrado Integrado em Medicina, com o trabalho “Disfunção tiroideia em grávidas de alto e baixo risco numa região com défice de iodo (Beira Interior)”, e Rafaela Fernandes Marrocano, do 2º Ciclo em Psicologia Clínica e da Saúde, que apresentou a dissertação “Envelhecimento cognitivo, prevenção e intervenção no deterioro cognitivo e demência de adultos idosos sem alfabetização”. As menções honrosas foram entregues pelo Governador José Alberto Oliveira.
O galardão foi criado pelo clube para premiar o mérito académico, em tributo ao seu antigo membro Duarte Cordeiro de Almeida Simões, que teve um papel incontornável no desenvolvimento do Ensino Superior na Covilhã, e deixou o seu nome ligado a vários empreendimentos regionais na Cova da Beira