Universidade da Beira Interior
Rotary Portugal D1970

Prémio Duarte Simões atribuído a Inês Pereira Lopes pelo Rotary Club da Covilhã

O Prémio de Mérito Duarte Simões, criado pelo Rotary Club da Covilhã, foi atribuído a Inês Pereira Lopes, pela autoria do trabalho “Mobiliário infantil direcionado a crianças com Perturbações do Espectro do Autismo”, realizado no âmbito do 2º ciclo de mestrado em Design Industrial ministrado na Universidade da Beira Interior.

Inês Pereira Lopes, vencedora do Prémio Duarte Simões 2023, com o trabalho “Mobiliário infantil direcionado a crianças com Perturbações do Espectro do Autismo”, realizado no âmbito do 2º ciclo de mestrado em Design Industrial ministrado na Universidade da Beira Interior.

O prémio foi entregue à estudante pelo Reitor da Universidade da Beira Interior, Mário Raposo, na cerimónia comemorativa do 57º Aniversário do Rotary Club da Covilhã, que decorreu durante a Visita Oficial do Governador José Alberto Oliveira, no dia 31 de janeiro.

Segundo Inês Pereira Lopes, o seu trabalho de dissertação “foi direcionado para a área do Design Inclusivo, através da conceção de uma linha de mobiliário com o foco nas crianças com Perturbações do Espectro de Autismo, com idades entre os dois e os seis anos de idade. Foi projetado um conjunto de cinco elementos: uma cama; uma tenda; um puf sensorial; uma cadeira giratória e uma piscina de bolas sensorial”. A premiada contou com a orientação dos docentes João Paiva Monteiro e Alexandre Gramacho Guerreiro, tendo sido o seu trabalho realizado em parceria com a empresa Burel Factory.

Prémio Duarte Simões
José Alberto Oliveira, Governador do Distrito 1970 do Rotary International, entrega as menções honrosas.

O júri composto por três elementos do Rotary Club da Covilhã, um elemento designado pela Universidade da Beira Interior, Helena Alves, e um elemento cooptado pelo clube na sociedade civil e de mérito reconhecido, Regina Gouveia, considerou ainda duas menções honrosas: Catarina Castelo Maia, do Mestrado Integrado em Medicina, com o trabalho “Disfunção tiroideia em grávidas de alto e baixo risco numa região com défice de iodo (Beira Interior)”, e Rafaela Fernandes Marrocano, do 2º Ciclo em Psicologia Clínica e da Saúde, que apresentou a dissertação “Envelhecimento cognitivo, prevenção e intervenção no deterioro cognitivo e demência de adultos idosos sem alfabetização”. As menções honrosas foram entregues pelo Governador José Alberto Oliveira.

O galardão foi criado pelo clube para premiar o mérito académico, em tributo ao seu antigo membro Duarte Cordeiro de Almeida Simões, que teve um papel incontornável no desenvolvimento do Ensino Superior na Covilhã, e deixou o seu nome ligado a vários empreendimentos regionais na Cova da Beira