Rotary Club de Ílhavo
Rotary Portugal D1970

José Alberto Oliveira visita em Ílhavo clube ativo e que envolve comunidade nas atividades

José Alberto Oliveira, Governador do Distrito 1970, realizou uma Visita Oficial ao Rotary Club de Ílhavo, no dia 7 de fevereiro.

A visita teve início com uma receção na Câmara Municipal de Ílhavo, pelo Presidente do Município, João Campolargo, e na qual estiveram presentes, para além do Governador José Alberto Oliveira, vários membros do Rotary Club de Ílhavo. A Autarquia tem-se mostrado um parceiro próximo do clube, tanto em projetos de cariz humanitário, como na cedência de espaços para a realização de eventos solidários.

Posteriormente, José Alberto Oliveira teve oportunidade de visitar a Obra da Criança, uma valência do Património dos Pobres da Freguesia de Ílhavo destinada a acolher, em regime de internamento, crianças e jovens dos 2 aos 18 anos de idade, que se encontrem em situação de risco social.

José Alberto Oliveira com João Campolargo Câmara Municipal de Ílhavo
José Alberto Oliveira foi recebido pelo Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo João Campolargo (quarto da direita). Estiveram igualmente presentes vários elementos do Rotary Club de Ílhavo, tal como a sua Presidente, Alessandra Rizzi (terceira da direita).

Em apoio a esta instituição com a qual mantém uma relação de estreita proximidade, que dura há treze anos, o clube organiza, anualmente, o passeio de bicicleta Rota do Bacalhau, que percorre várias dezenas de quilómetros pelo concelho de Ílhavo.

José Alberto Oliveira ainda reuniu com o Conselho Diretor deste clube com 32 membros e fundado em 1996, e que viu ser entregue um reconhecimento Paul Harris no dia da Visita Oficial do Governador.

O Rotary Club de Ílhavo preza a realização de eventos fixos ao longo do ano para apoiar instituições locais, com as quais tem uma relação de proximidade. Para além da Obra da Criança, também a Santa Casa da Misericórdia de Ílhavo ou o Lar de São José, entre outras, contam-se entre as várias beneficiárias das iniciativas.

O clube realiza igualmente eventos para apoio a causas, como é o caso de um Teatro Infantil na Casa da Cultura de Ílhavo, no dia 1 de abril, que apoiará um menino que sofre de uma doença rara degenerativa, bem como a Associação Bisturi Humanitário, uma iniciativa constituída por profissionais de saúde que atuam junto de populações particularmente carenciadas e privadas do acesso adequado aos cuidados de saúde em território nacional ou estrangeiro.

Alessandra Rizzi, Presidente do Rotary Club de Ílhavo, refere um “clube muito ativo e sempre atento à comunidade”. Salienta, por exemplo, a identificação de um caso e atribuição de uma Bolsa de Estudos mensal para o Ensino Superior enquanto decorrer o curso.

A própria relação de proximidade do clube com a comunidade foi, aliás, enfatizada pela Presidente: “O clube faz com que a comunidade se envolva nos projetos.”

Ílhavo é sede de um município pertencente ao distrito de Aveiro e que conta com 40 mil habitantes distribuídos por quatro freguesias. Intimamente ligada à Ria de Aveiro e ao Atlântico, a cidade é famosa pela sua requintada porcelana, mundialmente famosa, bem como pela centenária ligação à pesca do bacalhau.

O Rotary Club de Ílhavo faz parte do Distrito 1970, um dos cerca de quinhentos em todo o mundo, e que abrange mais de noventa clubes Rotary localizados no norte e centro de Portugal.