José Alberto Oliveira visita em Ílhavo clube ativo e que envolve comunidade nas atividades
José Alberto Oliveira, Governador do Distrito 1970, realizou uma Visita Oficial ao Rotary Club de Ílhavo, no dia 7 de fevereiro.
A visita teve início com uma receção na Câmara Municipal de Ílhavo, pelo Presidente do Município, João Campolargo, e na qual estiveram presentes, para além do Governador José Alberto Oliveira, vários membros do Rotary Club de Ílhavo. A Autarquia tem-se mostrado um parceiro próximo do clube, tanto em projetos de cariz humanitário, como na cedência de espaços para a realização de eventos solidários.
Posteriormente, José Alberto Oliveira teve oportunidade de visitar a Obra da Criança, uma valência do Património dos Pobres da Freguesia de Ílhavo destinada a acolher, em regime de internamento, crianças e jovens dos 2 aos 18 anos de idade, que se encontrem em situação de risco social.
Em apoio a esta instituição com a qual mantém uma relação de estreita proximidade, que dura há treze anos, o clube organiza, anualmente, o passeio de bicicleta Rota do Bacalhau, que percorre várias dezenas de quilómetros pelo concelho de Ílhavo.
José Alberto Oliveira ainda reuniu com o Conselho Diretor deste clube com 32 membros e fundado em 1996, e que viu ser entregue um reconhecimento Paul Harris no dia da Visita Oficial do Governador.
O Rotary Club de Ílhavo preza a realização de eventos fixos ao longo do ano para apoiar instituições locais, com as quais tem uma relação de proximidade. Para além da Obra da Criança, também a Santa Casa da Misericórdia de Ílhavo ou o Lar de São José, entre outras, contam-se entre as várias beneficiárias das iniciativas.
O clube realiza igualmente eventos para apoio a causas, como é o caso de um Teatro Infantil na Casa da Cultura de Ílhavo, no dia 1 de abril, que apoiará um menino que sofre de uma doença rara degenerativa, bem como a Associação Bisturi Humanitário, uma iniciativa constituída por profissionais de saúde que atuam junto de populações particularmente carenciadas e privadas do acesso adequado aos cuidados de saúde em território nacional ou estrangeiro.
Alessandra Rizzi, Presidente do Rotary Club de Ílhavo, refere um “clube muito ativo e sempre atento à comunidade”. Salienta, por exemplo, a identificação de um caso e atribuição de uma Bolsa de Estudos mensal para o Ensino Superior enquanto decorrer o curso.
A própria relação de proximidade do clube com a comunidade foi, aliás, enfatizada pela Presidente: “O clube faz com que a comunidade se envolva nos projetos.”
Ílhavo é sede de um município pertencente ao distrito de Aveiro e que conta com 40 mil habitantes distribuídos por quatro freguesias. Intimamente ligada à Ria de Aveiro e ao Atlântico, a cidade é famosa pela sua requintada porcelana, mundialmente famosa, bem como pela centenária ligação à pesca do bacalhau.
O Rotary Club de Ílhavo faz parte do Distrito 1970, um dos cerca de quinhentos em todo o mundo, e que abrange mais de noventa clubes Rotary localizados no norte e centro de Portugal.