VOG Bragança
Rotary Portugal D1970

José Alberto Oliveira conhece parque de ciência e tecnologia em Visita Oficial do Governador a Bragança

José Alberto Oliveira realizou a sua segunda Visita Oficial do Governador no dia 23 de julho, deslocando-se novamente a Trás-os-Montes, desta vez a Bragança, ao Rotary Club local.

Após uma visita ao marco rotário desta antiga cidade transmontana, José Alberto Oliveira conheceu o Brigantia-EcoPark. Gerido por uma sociedade privada sem fins lucrativos, este parque de ciência e tecnologia é um espaço de incubação e de apoio a empresas de base tecnológica. Possui ainda espaços laboratoriais para apoio à investigação, desenvolvimento e inovação. São membros fundadores a Câmara Municipal de Bragança, o Instituto Politécnico de Bragança, a Câmara Municipal de Vila Real, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e a Associação do Parque de Ciência e Tecnologia do Porto (Portus Park).

No final da visita, houve ainda tempo para uma reunião do Governador com os membros do clube.

Brigantia-EcoPark
Durante a Visita Oficial do Governador, José Alberto Oliveira teve oportunidade de conhecer o Brigantia-EcoPark.

José Alberto Oliveira referiu ser o Rotary Club de Bragança um clube com muito potencial, que, por estar localizado numa região “afastada das decisões”, torna as pessoas “resilientes e com mais vontade de fazer o bem”. Após salientar as boas relações entre o clube, a comunidade e a autarquia, concluiu que “o Rotary Clube de Bragança é um clube excelente, com companheiros fantásticos e inspiradores”.

O Rotary Club de Bragança, cujo Presidente é António Santos Meireles, foi fundado a 30 de maio de 2003, e conta atualmente com catorze membros.

Este clube notabiliza-se pela sua Universidade Sénior do Rotary, fundada em 2006, com uma vasta oferta formativa que visa atingir um público-alvo tendencialmente crescente no atual contexto demográfico da região.

A demografia é, aliás, como salientou António Santos Meireles, uma preocupação do Rotary Clube de Bragança, que promove a formação, a interação com escolas e a dinamização de todas as faixas etárias tendo em vista a coesão social deste território.

Igualmente de destaque, são as ações de equipamento de instituições locais – como foi o caso do convite à pintora Graça Morais que doou obras para leilão –, ou de escolas em Moçambique, estas, em parceria com outros clubes.

Este clube teve também, durante os últimos dois anos de pandemia nos quais foram verificadas situações de carência entre os estudantes deslocados na cidade, ações de emergência que mobilizaram os seus membros.

Próximo de território espanhol, as relações transfronteiriças não são esquecidas, sendo feita a ponte com o Rotary Club de Zamora no sentido de promover ações conjuntas.

O Distrito 1970, um dos mais de quinhentos em todo o mundo, abrange noventa e um clubes Rotary localizados no centro e norte de Portugal.