Jennifer Jones
Rotary International

Jennifer Jones, uma inspiração para Imaginar o Rotary

Jennifer Jones, a primeira mulher a alguma vez servir o Rotary International como Presidente, revela uma capacidade de comunicação e liderança ímpares para divulgar o trabalho rotário por todo o mundo e inspirar os seus membros a fazer a diferença.

Jennifer, de 55 anos, nasceu em Windsor, no Canadá, onde viveu quase toda a sua vida, excepto por alguns anos após a universidade, quando trabalhou nas Ilhas Turcas e Caicos, e em Manhattan. Sendo a mais velha de quatro irmãos, cuidava de bancas de limonada para arrecadar dinheiro para fins de caridade, recordando-se de organizar uma festa no quintal de casa em benefício das crianças com distrofia muscular. “Os meus irmãos e eu crescemos com os meus pais dando-nos asas para servirmos a nossa comunidade”, ressalta. Hoje, os seus pais, um dos irmãos e a sua cunhada estão no Rotary.

Conheceu o seu marido, Nick Krayacich, também de Windsor e atual Governador Indicado do Distrito 6400, nas Caraíbas, quando fazia uma pausa para trabalhar numa estância e recuperar dos intensos anos de estudos universitários após uma colaboração na redação de uma rádio. Nick, médico, havia terminado o seu estágio em Toronto e encontrava-se a praticar mergulho nos mares caribenhos. Mais sério e reservado, Nick refere-se a Jennifer como parecendo “que colocou os dedos na tomada. Ela é bastante extrovertida e uma grande comunicadora. Complementamo-nos muito bem.”

Antes dos trinta anos de idade, tinha já a sua própria produtora de televisão, após ter impressionado o banco com o seu plano de negócios, investido centenas de milhares de dólares em equipamentos, e negociado um contrato de aluguer. “Eu sempre quis traçar o meu próprio caminho”, afirma. “Às vezes, isso significa correr riscos e estar aberta a novas experiências.”

Uma delas foi o Rotary. Como repórter de rádio no final dos anos 80, fez alguns trabalhos sobre a organização e recorda-se de participar em reuniões do clube onde os membros eram quase todos homens. “Lembro-me de me sentir muito intimidada com a experiência”, recorda Jennifer. “Eu só tinha vinte e poucos anos, e aquelas pessoas detinham o poder onde eu morava.” Já em 1996, meses depois de abrir o seu próprio negócio, a Media Street Productions, o gerente da estação local de televisão convidou Jennifer para uma reunião. Percebeu então que encontrara o seu nicho. “Foi claramente um dos maiores presentes que recebi”, diz Jennifer. “Eu não pensei que, ao entrar pela porta naquele dia, a trajetória da minha vida fosse mudar.”

Jennifer e Nick fizeram a sua primeira viagem humanitária em 2000, logo após a atual Presidente do Rotary International ter entrado na organização. Passaram cinco semanas na Amazónia brasileira, onde Nick administrou uma clínica médica e Jennifer produziu um vídeo para arrecadar fundos e criou um programa de capacitação para jornalistas locais. “Esta viagem que fizemos juntos ao serviço do Rotary marcou-me profundamente”, disse Jennifer. “Eu sabia que isso era algo que eu queria repetir mais vezes — ajudar as pessoas a contar as suas histórias, dar vida ao que estávamos a fazer e compartilhar as experiências.”

Jennifer inspira-me a continuar a fazer o que estou a fazer, que é normal ser mulher e ser líder ao mesmo tempo.”

Em 2001-02, Jennifer presidiu o Rotary Club de Windsor-Roseland. A cada reunião, pedia aleatoriamente a um membro que se levantasse e lhe dissesse por que era importante para o clube. “Semanalmente, todos compareciam para saber quem seria escolhido”, lembra. Essa rotina ensinou-lhe a lição da necessidade de cuidar dos membros, que será uma prioridade na sua presidência. “Estávamos a divertimo-nos, a fazer um bom trabalho e gostávamos uns dos outros”, diz. “Às vezes tentamos complicar demasiado a razão pela qual entramos e permanecemos no Rotary.”

Após a sua governadoria, em 2007-08, presidiu a câmara de comércio local e o conselho da Universidade de Windsor. “Esta experiência foi perfeita e preparou-me para integrar o Conselho Diretor do Rotary”, disse. “Cada experiência agrega mais ao nosso conhecimento.”

Jennifer Jones, que escolheu o lema “Imagine o Rotary”, no seu primeiro discurso como Presidente do Rotary confessou-se animada por acreditar “que isso abre oportunidades para destacar e celebrar cada uma das nossas diversas perspectivas”.

Jennifer Jones tem-se revelado inspiradora ao longo de todo o seu percurso no Rotary.

“Todos percorremos caminhos diferentes para chegar até aqui”, continuou. “Alguns tinham um pai rotário, outros por sugestão do chefe, outras por causa de determinação do Supremo Tribunal para o ingresso de mulheres… enfim, todos viemos por meio de alguém, de um convite. “Por isso estou decidida a aproveitar a diversidade, equidade e inclusão para levar este convite a todos.”

Comprometeu-se também a prosseguir a iniciativa do Presidente Shekhar Mehta de empoderamento de meninas, exortando todos os líderes do Rotary a serem pioneiros.

Jennifer tem revelado ser inspiradora ao longo de todo o seu percurso no Rotary, conseguindo mobilizar todos em torno das suas iniciativas. “Ela é simplesmente incrível, uma estrela do rock”, diz Rhonda Walls Kerby, ex-governadora do Distrito 5890 num seminário de treino para Presidentes Eleitos, em Dallas.

“Em 2013, eu já sabia que um dia ela seria a presidente do Rotary. Ela tem uma energia muito boa”, afirma Joe Hamilton, do Rotary Club de Cupertino, num evento em Danville, Califórnia, onde todos foram contagiados com a presença e capacidade de liderança de Jennifer Jones.

Inspirado nos artigos A presidente de 2022-23, Jennifer Jones, está pronta para promover o Rotary e Imagine Melbourne.