Ideias simples para a criação de ligações internacionais
Rotary International

Ideias simples para a criação de ligações internacionais

Por Randy Bretz, Rotary Club de Lincoln, Nebraska, EUA

Se pensa que não há muito que o seu Rotary Club local possa fazer para fomentar as relações internacionais, pense novamente. Tenho algumas ideias que são relativamente simples e que podem ajudar a estabelecer relações positivas, não só entre pessoas, mas entre países inteiros.

O meu clube está localizado no centro de Lincoln, Nebraska, sede da Universidade do Nebraska. Na verdade, temos quatro universidades e faculdades em Lincoln. Em cada semestre, e frequentemente durante o Verão, estas instituições acolhem académicos e estudantes internacionais. Tipicamente, as pessoas que visitam ou estudam numa instituição local estão muito interessadas em estabelecer contactos com pessoas da comunidade.

O nosso clube está envolvido em “relações internacionais incidentais” de várias maneiras. Por exemplo, a cada Outono, após o início do ano académico, trabalhamos com representantes nos campi da nossa área, e convidamos estudantes internacionais para participarem num piquenique. Cozinhamos cachorros quentes e hambúrgueres, feijão cozido e milho na espiga, organizamos algumas atividades e jogos, e desfrutamos de uma tarde de domingo divertida num parque local em Lincoln.

Uma das atividades é dar a cada estudante uma espiga de milho ainda na casca e pedir-lhes que a preparem para ser cozida para a refeição. Afinal de contas, somos conhecidos como o estado “Cornhusker”. Os nossos membros fazem frequentemente amizade com alguns dos estudantes, e essas amizades duram mesmo depois de os estudantes internacionais terem regressado a casa. Partilhámos alguns vídeos de piqueniques no nosso canal do YouTube.

Uma outra atividade tem sido convidar estudantes internacionais para visitarem as reuniões do nosso clube. Recentemente, a Universidade do Nebraska acolheu vários líderes africanos como parte do projeto Mandela Washington Fellows do Departamento de Estado dos EUA. Todos os anos, o nosso clube convida os 25 Mandela Fellows a juntarem-se a nós para uma reunião, e distribuimo-los por diferentes mesas para se misturarem com os nossos membros. Sem dúvida, são criadas amizades duradouras que resultam em comunicações permanentes entre jovens líderes africanos e rotários dispostos a oferecer uma ideia ou sugestão.

Tal como os clubes de todo o mundo, o nosso clube e o Distrito 5650 participam em programas de Intercâmbio de Jovens do Rotary. Estes intercâmbios resultam em relações familiares duradouras, não só para os estudantes visitantes, mas também para as famílias anfitriãs de ambos os lados. Não é de todo invulgar termos visitantes no nosso clube de jovens de ambos os sexos que foram estudantes de intercâmbio, regressando para visitar as suas famílias rotárias.

Bob Rauner, que ajuda a coordenar o programa de Intercâmbio de Jovens do Distrito 5650, observou: “Uma das melhores formas de promover a paz mundial é construir relações internacionais, e o Intercâmbio de Jovens do Rotary constrói relações duradouras entre países. É espantoso como os antigos estudantes do Intercâmbio de Jovens do Rotary se tornam ligados. Os estudantes de Intercâmbio de Jovens do Rotary desenvolvem uma extensa rede de ligações com estudantes de todo o mundo durante os seus intercâmbios”.

É minha esperança que estas simples ideias tenham despertado um pensamento na sua mente. Afinal de contas, a paz é uma das pedras angulares da nossa missão.

Veja este panfleto para possíveis membros e ainda o cartão O que é o Rotary? que pode ter à mão na carteira em eventos na sua comunidade, para que os participantes possam aprender mais sobre o Rotary e os benefícios de se envolverem nos nossos programas e atividades.

Traduzido de Rotary Voices