Regata Vela Solidária
Rotary Portugal D1970

Rotary Club de Aveiro desfralda as velas para a VIII edição da Regata Solidária

O Rotary Club de Aveiro, juntamente com o Rotaract Club de Aveiro, irá realizar, a 24 de setembro, a VIII Regata Vela Solidária.

Realizada ininterruptamente desde 2015, trata-se de um evento que mobiliza um grande número de pessoas, entidades patrocinadoras e atletas, e que tem como objetivo a angariação de fundos para apoiar instituições que fomentam e proporcionam a prática de desporto adaptado.

“Descobriu-se uma oportunidade para que pessoas com limitações físicas e mentais pudessem praticar vela”, disse Paulo Sérgio Dias, Presidente do Rotary Club de Aveiro, ao referir-se à criação da regata.

Este ano, face ao impacto e ao sucesso que teve a prova de natação em águas abertas, que se realizou pela primeira vez em 2021, será também realizada uma prova de natação em águas abertas, desta vez nos canais urbanos da ria de Aveiro e alargada a mais clubes que contam com vários atletas em competições adaptadas, como referiu Paulo Sérgio Dias.

Esta edição contará igualmente, e pela primeira vez, com uma prova de canoagem e uma demonstração de stand up paddle (SUP), com a possibilidade de todos experimentarem esta modalidade.

No sentido inclusivo da organização do evento, serão igualmente proporcionados passeios em veleiros adaptados.

O Rotaract Club de Aveiro, em parceria com a Fundação Oceano Azul, organizará, durante o dia da Regata, uma ação de limpeza das margens costeiras nas áreas próximas onde se desenvolverão as diversas atividades.

Em todas as edições, o Rotary Club de Aveiro tem contado com o apoio técnico na organização da prova de vela do Sporting Clube de Aveiro. Além do SCA, Secção de Vela e Natação, também o Clube dos Galitos e a AVELA – Associação Aveirense de Vela de Cruzeiro, e um grande número de voluntários têm dado o seu contributo para a organização e dinamização da Regata Solidária.

O evento é aberto à comunidade, e poderão ser encontradas mais informações e atualizações na página da Regata Vela Solidária Rotary Club de Aveiro e nas redes sociais do Rotary Club de Aveiro.

A Regata Vela Solidária Rotary Club de Aveiro realiza-se há oito anos e tem destinado as verbas angariadas à aquisição, reparação e reabilitação de equipamento destinado à prática de desporto adaptado. Desde a sua primeira edição, foram já entregues oito embarcações adaptadas: seis de vela à Secção de Vela do Sporting Clube de Aveiro e duas de remo ao Clube dos Galitos.