Rotary Portugal D1970, Rotary Talks

Em tempos de mudanças, a coerência dá força às marcas

Como se faz e mantém uma marca forte? Este foi o mote para o Rotary Talks de agosto, organizado pelo Distrito Rotário 1970, num mês em que Rotary International tem como tema o Desenvolvimento do Quadro Social – “Membership”.

Lembrando que Rotary é uma marca internacional, o Governador do D1970, Sérgio Almeida, louvou a continuidade desta marca com mais de 100 anos e que, apesar das adaptações impostas pela atualidade, manteve os seus princípios de orientação e a prova quádrupla, fator que continua a manter ligados milhões de rotários em todo o mundo.

“A pandemia obrigou-nos a adaptar muito a nossa estratégia e levou-nos a cuidar da faixa da população afetada”, afirmou Thaís Azevedo, diretora de marketing da Uber Eats Brasil, que não escondeu o crescimento da empresa durante a pandemia, no entanto garantiu que o impacto social foi acautelado pela empresa, que desenvolveu iniciativas em prol da comunidade.

“Escolhemos a marca porque nos identificamos, pelos seus valores, pelo que representa, pela experiência que proporciona, por fazermos parte “da tribo” que ela representa”, considerou Teresa Lameiras, diretora de marketing e comunicação da SEAT Portugal.

Por isso, quem trabalha as marcas deve ter “o desprendimento e a generosidade para perceber que o que é importante para a marca nem sempre o é para o indivíduo”. Para esta especialista em gestão da imagem e expetativas da marca, “captar exige menos do que reter [pessoas nas marcas]”, destacando o desafio de manter a relação com o cliente.

Esta relação existe igualmente com a marca Rotary. E para “manter” os rotários ligados à sua marca no mundo, Patrício FloresGovernador de RI do D4130 do México, incentiva os seus clubes a promoverem, para além dos projetos comunitários, “iniciativas que promovam a amizade e o companheirismo, fortalecendo a marca Rotary”.

“Não há boas marcas sem o suporte de boa entrega, sem cumprir uma série de pressupostos”, corroborou Pedro Diogo Vaz, senior partner da Superbrands, acrescentando que a coerência da marca no mercado faz a diferença.

E coerência é o que tem mantido Rotary, há 115 anos. “Ser relevante é a missão de Rotary há mais de 100 anos”, enalteceu Sérgio Almeida, na mensagem de encerramento, sem esquecer que este é o ano de Abrir Oportunidades, para Rotary e para o mundo.

O Rotary Talks, de realização mensal, tem como parceiros a Católica Porto Business School, Fundação AEP.