Global Polio Eradication Initiative
Causas, Rotary International

Caso de poliomielite diagnosticado em Nova Iorque

A Global Polio Eradication Initiative noticiou ter sido informada de um caso de poliomielite numa pessoa não vacinada no condado de Rockland, Nova Iorque, Estados Unidos.

O sequenciamento inicial do vírus, confirmado pelo Centro para o Controlo e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC), indica tratar-se de um caso VDPV tipo 2, geneticamente ligado a dois casos isolados Sabin tipo 2 (SL2) recolhidos de amostras ambientais em junho em Nova Iorque e Jerusalém, Israel, bem como ao VDPV2 recentemente detetado em amostras ambientais em Londres, Reino Unido.

Estão a ser realizadas investigações adicionais, tanto do ponto de vista genético como epidemiológico, para ser determinada a possível disseminação do vírus, bem como o potencial risco associado aos vários casos detetados em diferentes partes do mundo.

A Global Polio Eradication Initiative considera ser de vital importância que todos os países, em particular aqueles com elevado número de viagens e contacto com territórios afetados pela poliomielite, reforcem a vigilância para detetar rapidamente qualquer importação de novos vírus e facilitar uma resposta rápida. Também é aconselhado manter-se uma cobertura de vacinação uniformemente alta de forma a proteger as crianças e minimizar as consequências de qualquer novo vírus introduzido.

A Global Polio Eradication Initiative é uma parceria entre seis instituições públicas e privadas: Organização Mundial de Saúde (OMS), Rotary International, Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA, Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Bill & Melinda Gates Foundation e Gavi Aliança Global de Vacinas. O seu objetivo é erradicar a poliomielite em todo o mundo.