Caminho de São Rosendo
Rotary Portugal D1970

Caminho de São Rosendo assinalado em projeto de cooperação do Rotary Club de Santo Tirso

O Rotary Club de Santo Tirso divulgou o protocolo de cooperação na sinalização do Caminho Português de São Rosendo, no dia 26 de novembro, em São Miguel do Couto, Santo Tirso.

O Caminho Português de São Rosendo, com elevada importância histórica, cultural e religiosa, tem o seu km zero na freguesia de São Miguel do Couto, local de nascimento de São Rosendo há 1115 anos, assinalados na data do evento.

O Rotary Club de Santo Tirso, para além da parceria com a Autarquia de Santo Tirso, contou igualmente com o envolvimento dos municípios de Vila Nova de Famalicão, Guimarães, Braga, Amares e Terras de Bouro, que em território Português definem este Caminho, não deixando no entanto de incluir também Celanova, que, como ponto final, sempre esteve presente neste enquadramento global do Caminho de São Rosendo.

O projeto teve início em 2013, com uma colaboração entre o Rotary Club da Maia e o Rotary Club de Ourense, tendo o Rotary Club de Santo Tirso, desde essa data, unido esforços para traçar os caminhos e dividi-los em etapas: edificou um monumento, do Artista Plástico Tirsense Avelino Leite, em honra a São Rosendo no largo da Turbina, em São Miguel do Couto; lançou um concurso na comunidade para a definição do Logótipo do Caminho, e inaugurou, neste evento público, o km zero do Caminho de São Rosendo.

Marcaram presença no evento os Presidentes e representantes das autarquias envolvidas, representantes regionais e locais da Igreja, do Turismo do Porto e Norte de Portugal, do Centro de Estudos Jacobeus, da Federação Portuguesa dos Caminhos de Santiago, bem como Presidentes e outros membros de vários clubes rotários.

Luís Andrade, Presidente do Rotary Club de Santo Tirso, parafraseou Jennifer Jones, Presidente do Rotary International, com o lema deste ano rotário “Imagine o Rotary”, e declarou que naquele momento simbólico, os presentes estavam em condições de afirmar “vamos imaginar o Caminho de São Rosendo, e fazer deste um Caminho para percorrermos juntos”.

Rosendo Guterres, nascido em São Miguel do Couto, Santo Tirso, em 26 de novembro de 907, viria a tornar-se uma figura de grande influência espiritual no Noroeste peninsular no quadro da expansão beneditina na Europa, tendo vindo a fundar o Mosteiro de San Salvador de Celanova. Exerceu igualmente a função de mediador político entre os reis Ordonho IV e Sancho I, e foi administrador apostólico da diocese de Iria Flávia-Santiago de Compostela, após ter liderado a nobreza galega na sua luta contra a invasão normanda. Foi canonizado em 1195 pelo Papa Celestino III.