Prémio Germano Silva Rotary Club de Penafiel
Rotary Portugal D1970

Prémio Germano Silva – Rotary Club de Penafiel distingue obra de Paulo Pereira Viegas

O Rotary Club de Penafiel distiguiu com o Prémio Literário Germano Silva, a obra “Os caminhos de Idalécio”, de Paulo Pereira Viegas, em cerimónia que decorreu no Auditório Germano Silva da Biblioteca de Penafiel, no dia 15 de novembro.

Paulo Pereira, natural de Lisboa, enalteceu a importância desta distinção para a promoção da literacia, da literatura e do apoio à educação, afirmando ainda estar grato à organização por ter premiado o seu mais recente trabalho: “Estou grato ao Rotary Clube de Penafiel por esta distinção que talvez me permita publicar outras coisas a partir de agora. Hoje em dia é muito difícil publicar seja o que for, pelo que acredito que esta distinção poderá ser uma porta para a publicação”, disse.

“A obra retrata a vida de Idalécio, que vai desde 1917 até cerca dos anos 90 do século passado. Mostra a vida numa aldeia no interior, fechada, com valores retrógrados, dominada pelo padre, professor e pelo médico. O Idalécio não é nada disso, pertence a uma burguesia local e todos juntos conseguem dominar toda uma população. Era isso que tinha em mente quando comecei a fazer esta obra”, refere Paulo Pereira Viegas sobre o seu trabalho.

A distinção ocorreu no Auditório Germano Silva da Biblioteca de Penafiel, no dia 15 de novembro.

João Oliveira, Presidente do Rotary Club de Penafiel, recordou que o Prémio Literário Germano Silva – Rotary Club de Penafiel, é uma das ações de apoio à educação e à literacia, “desenvolvida num compromisso conjunto de reflexão sobre a importância da escrita na língua de Camões, como instrumento fundamental para a compreensão do mundo”.

“Este prémio literário Germano Silva coincide com os 50 anos do Rotary Club de Penafiel e é o concretizar de uma atividade que decorre desde 2017. O prémio só é possível porque existe uma parceria do Rotary com a Editorial Novembro e com Fundação Rotária Portuguesa que nos ajuda na edição desta obra. É um serviço que prestamos à comunidade e este ano não podíamos deixar de participar neste prémio”, disse.

“Vi dois dos últimos vencedores deste prémio na Feira do Livro de Lisboa. Se isto quer dizer que estamos a trabalhar bem e a ajudar quem precisa de editar as suas obras, acredito que sim”, concluiu João Oliveira.

“Sendo o português idioma oficial em 9 países como Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, Moçambique, Timor-Leste e São Tomé e Príncipe, este Prémio Literário comemora em Rotary a língua portuguesa como elemento de união e promoção da paz entre povos, à escala mundial”, comunicou o Rotary Club de Penafiel.

Germano Silva nasceu em Penafiel em 1931, e foi galardoado diversas vezes, de entre elas com a medalha de mérito, grau ouro, pela Câmara Municipal de Penafiel, e a Ordem de Mérito, grau de Comendador, pelo Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa, pelo reconhecimento do seu trabalho de jornalista, de ter mudado gerações, e por implicar mudança no pensamento do ser humano.

O Prémio Literário Germano Silva – Rotary Club de Penafiel, instituído em 2017 por este clube fundado em 1973, conta com o apoio da Fundação Rotária Portuguesa e distingue anualmente uma obra inédita de ficção.

Fotografia: Novum Canal