Rotary Portugal D1970

Assembleia Distrital – Agregar energia e vontade para ‘servir para transformar vidas’

“Como rotários, o nosso compromisso com o servir é o que nos motiva e nós queremos fazer parte de algo maior do que nós mesmos”. As palavras de Shekhar Mehta, presidente eleito de Rotary Internacional, serviram de mote para a Assembleia Distrital do Distrito 1970, no passado dia 22 de maio, à qual assistiram mais de 150 pessoas, entre a assistência virtual e presencial.

Na mensagem que Shekhar Mehta enviou para ser lida no decorrer do evento, o presidente eleito de Rotary Internacional, exortou, ainda, cada um dos rotários a “expandir o serviço rotário à medida que crescermos mais; e fazer mais”, convidando os companheiros de todo o mundo a estabelecer como meta para o ano rotário que vai entrar, fazer crescer o movimento.

O evento, marcado por intervenções inspiradoras para os rotários presentes, contou com a presença, via zoom, de John Germ, presidente da Rotary Foundation. Referindo-se ao período de pandemia de Covid-19 que vivemos e enfatizando que “o mundo precisa mais do Rotary do que nunca”, John Germ lembrou a importância da união, do trabalho de equipa como forma de fazer chegar a ação do Rotary onde ela é mais necessária.

Salientou ainda a importância da Rotary Foundation, afirmando que “nos permite incrementar o nosso impacto na sociedade e no mundo”, através dos projetos que apoia.

Sérgio Almeida, governador do distrito 1970, dirigiu-se às novas equipas que vão entrar no próximo ano rotário, considerando que “vão ter um ano desafiante”, uma vez que o mundo ainda está a viver em pandemia e “nem sempre sabemos como atuar”. No entanto, considerou dirigindo ao governador eleito, Fernando Nogueira, e a esposa, Emília: “saberão atuar com o coração, com amizade e com os valores rotários”.

E a importância de “sonhar” foi uma das mensagens do governador eleito, Fernando Nogueira, lembrando as palavras do Presidente de Rotary Internacional. “Sonhar grande é aquilo que o Rotary consegue fazer. Mas conseguimos fazer mais: conseguimos concretizar os sonhos”, afirmou, exortando os rotários presentes a “estar juntos, partilhar e ser mais”, espalhando a ação de Rotary pelas comunidades.

A Assembleia Distrital contou ainda, como oradores, com os past-governadores António Vaz e Carvalhido da Ponte que, de forma motivadora, deixaram as suas palavras de incentivo às novas equipas dos clubes que, a partir de julho, irão ‘servir para transformar vidas’.