Ana Barroso
Rotary Portugal D1970

Ana Barroso: “são necessários esforços de parte a parte, a Mulher Cigana é uma minoria dentro de uma minoria”.

Ana Barroso, Autora do livro “Sina da Mulher Cigana? Um Complexo Processo de Autonomização”, esteve presente no segundo dia da 40ª Conferência do Distrito 1970 do Rotary International, que decorreu entre os dias 19 e 21 de maio na cidade de Braga, e constituiu o mais importante evento rotário do norte e centro do país.

Na sua intervenção, a autora lembrou as conquistas das mulheres desde o século XIX até aos dias de hoje, tais como o direito ao voto, à saúde, aos cargos públicos, embora no entanto ainda existam focos discriminativos. No entanto, essa não é a realidade da Mulher Cigana, que, em pleno século XXI, tem uma função de invisibilidade social, fruto de uma cultura tradicionalmente assente em tradições machistas.

As meninas ciganas, lembrou Ana Barroso, obedecem ao pai desde cedo, casam prematuramente, e depois irão cumprir obediência ao marido. São educadas desde pequenas para cuidar da casa e dos filhos, e abandonam a escola mal atingem a puberdade para cumprir essa função, “não precisam de formação para serem esposas”, disse.

A exclusão social faz parte do dia-a-dia da Comunidade Cigana, não se tendo encontrado solução, e Ana Barroso dá como exemplo a existência de turmas apenas para alunos da etnia e o difícil acesso à habitação social. “São necessários esforços de parte a parte”, concluiu, tendo classificado, de forma específica, a Mulher Cigana como “uma minoria dentro de uma minoria”.

Presente no norte e centro do país, o Distrito 1970 do Rotary International conta atualmente com cerca de noventa clubes rotários. O Rotary é uma rede global de líderes comunitários, amigos e vizinhos que veem um mundo onde as pessoas se unem e entram em ação para causar mudanças duradouras em si mesmas, nas suas comunidades e no mundo. Com 118 anos de história, conta hoje com 1,4 milhão de membros em todo o mundo, sempre disponíveis para servir os outros.