Abraçar o Rio
Rotary Portugal D1970

Alunos de Ansião abraçam o Rio Nabão

Decorreu no dia 14 de março, na nascente do rio Nabão, em Ansião, um cordão humano no qual participaram os alunos das escolas da freguesia de Ansião do ensino Pré-Escolar, 1º, 2º e 3º Ciclos, e ainda Secundário.

A iniciativa, promovida pelo Rotary Club de Ansião com o apoio do Município, inseriu-se no Projeto “Abraçar o Rio Nabão”, que, com objetivo de proteger este rio através da colocação de sinalética e organização de estudos coordenados com as autarquias de Ansião, Pombal, Tomar, Ourém e Alvaiázere, se pretende consolidar ações no âmbito da Estratégia Nacional de Reabilitação de Rios e Ribeiras. As 17 juntas das freguesias ribeirinhas estão, igualmente, envolvidas no projeto.

O projeto, originalmente promovido pelo Rotary Club de Tomar, conta ainda com as parcerias dos Rotary Clubs de Pombal e de Fátima, para além de Ansião, no sentido de aproximar as pessoas ao rio Nabão, tal como às suas margens.

O rio Nabão, com cerca de 61 km de extensão, nasce no concelho de Ansião, no lugar dos Olhos de Água, e desagua na margem direita do rio Zêzere, junto a Foz do Rio, em Tomar. Com um percurso de rara beleza natural, é frequentemente procurado por quem aprecia atividades de contacto com a Natureza.