Rastreios visuais a alunos do 1º Ciclo em Ponte da Barca
O Rotary Club de Ponte da Barca promoveu um rastreio visual aos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico daquele concelho minhoto, numa ação que contou com o apoio de duas optometristas da Óptica Dias.
Ao longo de três dias, 281 crianças dos 1º ao 4º anos de escolaridade, cujos encarregados de educação manifestaram interesse na iniciativa, foram rastreadas pelas profissionais, tendo sido possível sinalizar um conjunto alargado de situações que viriam a justificar uma avaliação mais aprofundada.
Frequentemente, o que se assemelha a uma falta de interesse na leitura e nos trabalhos escolares pode configurar, por exemplo, uma incapacidade de conseguir focar corretamente os caracteres impressos. O diagnóstico precoce de qualquer limitação visual, e sua devida correção, são essenciais para o desenvolvimento harmonioso da criança.
A ação decorreu nas Escolas Básicas Diogo Bernardes, de Crasto, e de Entre Ambos-os-Rios.
Fundado em 1981, o Rotary Club de Ponte da Barca pertence ao Distrito 1970, um dos cerca de quinhentos em todo o mundo, e que abrange mais de noventa clubes Rotary localizados no centro e norte de Portugal.