Cuidados
Rotary Portugal D1970

Rotary Club da Figueira da Foz apoia cuidadores informais

O projeto “Cuidar do CuidadoR”, que visa proporcionar descanso aos fins-de-semana para os cuidadores informais, foi lançado numa parceria que junta o Rotary Club da Figueira da Foz e a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Coimbra.

Graças a esta iniciativa, os familiares destes cuidadores vão poder passar os sábados e domingos no hotel especializado da APPACDM Coimbra, no Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro Rovisco Pais, situado na Tocha, onde serão acolhidos por monitores especializados.

“O objetivo é que os cuidadores informais possam, de tempos a tempos, introduzir um pequeno período de descanso na sua rotina dedicada, em permanência, a apoiar outra pessoa”, declarou Sílvia Ataíde, Presidente do Rotary Club da Figueira da Foz. Informou igualmente que, dos 270 euros relativos ao fim-de-semana, cada família comparticipa com pelo menos 10 por cento, mas, “em função dos rendimentos, o pagamento pode ser faseado”.

As diferenças de valores são financiadas por patrocinadores e donativos, estando já assegurada a participação da empresa Verallia.

Vinho rotário com arte inclusiva

Como parte da dedicação do Rotary Club da Figueira da Foz à inclusão, o clube tem em curso a iniciativa “Vinho rotário com arte inclusiva”, destinado a apoiar instituições de solidariedade social.

As receitas da edição deste ano, que conta com garrafas cujos rótulos são da autoria de crianças com deficiência mental, revertem a favor da Associação Servir Outra Gente com Amor, que apoia a integração de menores na ilha de Soga, na Guiné-Bissau, da Associação Portuguesa de Deficientes, e ainda da Sociedade Filarmónica Dez de Agosto.

O Rotary Club da Figueira da Foz, com 85 anos, foi o quinto a ser fundado em Portugal, no ano de 1938, e pertence ao Distrito 1970, um dos cerca de quinhentos em todo o mundo, e que abrange mais de noventa clubes Rotary localizados no centro e norte de Portugal.