Flight to End Polio
Causas, Rotary Portugal D1970

Voar pelo fim da poliomielite, com escala na Conferência do Distrito 1970

No próximo dia 19 de maio, Peter Teahen, de 69 anos, e John Ockenfels, de 70 anos, irão aterrar no Aeródromo Municipal de Braga, numa escala da sua viagem de apoio à erradicação da poliomielite. Os dois pilotos irão participar na 40ª Conferência do Distrito 1970 do Rotary, que se realiza naquela cidade, entre os dias 19 e 21 de maio.

John Ockenfels e Peter Teahen irão participar na 40ª Conferência do Distrito 1970, que se realiza em Braga, entre os dias 19 e 21 de maio.

A viagem de 41 mil quilómetros, que teve início às 9h40 do dia 5 de maio no Aeroporto Eastern Iowa, nos Estados Unidos, irá acrescentar os seus nomes à lista dos 700 pilotos que deram a volta ao mundo num avião monomotor.

Ao longo do percurso, no seu Cessna T210M, Peter e John esforçam-se por angariar fundos e sensibilizar a opinião pública para erradicar a poliomielite nos pontos críticos remanescentes do Paquistão e do Afeganistão, e mantê-la afastada de outros locais. Para tal, têm como meta arrecadar um milhão de dólares para o programa de vacinação e educação sobre a poliomielite do Rotary International. A Fundação Bill e Melinda Gates contribuiu com uma contrapartida de 2:1 por cada dólar doado.

Estão previstas 39 aterragens em 21 países, sendo a viagem mais longa do Havai para a Califórnia, com uma duração estimada entre 14 e 16 horas. A viagem da Terra Nova à Islândia demorará cerca de oito horas, e alguns outros trajetos levarão cerca de sete horas, disse Teahen num evento dois dias antes do início da viagem. Essa festa rendeu mais de 10 mil dólares em doações, empurrando o esforço para além da marca de um milhão de dólares arrecadada desde 2019, quando o voo foi anunciado pela primeira vez.

“São 3 dólares para vacinar uma criança, então, naquele evento de duas horas, foram vacinadas mais de 1000 crianças”, disse Teahen antes de levantar voo. “Isso é incrível – pessoas a unir-se e fazer a diferença dessa maneira.”

Ao longo do percurso, no seu Cessna T210M, Peter e John esforçam-se por angariar fundos e sensibilizar a opinião pública para erradicar a poliomielite nos pontos críticos remanescentes do Paquistão e do Afeganistão, e mantê-la afastada de outros locais.

A viagem foi adiada três vezes desde 2020 por causa da pandemia de covid-19, no entanto, o ânimo dos dois nunca esmoreceu, apesar das receções de angariação de fundos planeadas em todo o mundo terem sido canceladas. Há apenas seis semanas, só havia duas receções no itinerário, ambas em Portugal.

“Há mais de um ano que andávamos a percorrer as ruas e a fazer telefonemas”, disse Teahen, “e não estávamos a obter qualquer resposta”, quando quase estiveram para desistir da angariação de fundos e concentrar-se no voo. “Agora temos 25 grandes eventos de angariação de fundos em todo o mundo”, disse, a começar no sábado em New Hampshire.

O Rotary trabalha para erradicar a poliomielite há mais de 35 anos, e o alcance do objetivo de livrar o mundo da doença está mais próximo do que nunca. Os casos foram reduzidos em 99,9% desde o primeiro projeto de vacinar crianças nas Filipinas, em 1979, sendo o Rotary parceiro fundador da Iniciativa Global de Erradicação da Poliomielite.

Hoje, a poliomielite permanece endémica em apenas dois países, Afeganistão e Paquistão, sendo crucial continuar o trabalho para manter outros países livres da doença. Se todos os esforços de erradicação parassem hoje, dentro de 10 anos, até 200 mil crianças poderiam ficar paralisadas anualmente.

Website: https://www.flighttoendpolio.com/