Rotary Club de Valença
Rotary Portugal D1970

Visita Oficial do Governador leva José Alberto Oliveira ao concelho raiano de Valença

José Alberto Oliveira, Governador do Distrito 1970, realizou uma Visita Oficial ao Rotary Club de Valença, no dia 24 de novembro.

Após visitar o Marco Rotário, primeiro ponto de paragem, localizado numa das entradas desta cidade raiana do Alto Minho, José Alberto Oliveira foi recebido na Câmara Municipal de Valença pelo Presidente do Município, José Manuel Carpinteira, com quem trocou cumprimentos.

José Alberto Oliveira foi recebido na Câmara Municipal de Valença pelo Presidente do Município, José Manuel Carpinteira, com quem trocou cumprimentos.

Seguiu-se uma visita ao Grupo Decanter, uma empresa produtora de vinhos e licores, com forte implantação no concelho, de perfil pioneiro, e criadora de gamas de produtos inovadores, mantendo o caráter de empresa familiar e com paixão pela qualidade.

José Alberto Oliveira teve depois oportunidade de, durante a reunião com o Conselho Diretor, ficar a conhecer melhor o Rotary Club de Valença, fundado em 1980 e atualmente com 14 membros, e com uma forte ligação à comunidade.

Este clube minhoto distingue-se pela realização da sua Gala Prémio Excelência do Rotary Clube de Valença, na qual são distinguidas anualmente pessoas, associações, ou empresas da eurocidade Valença-Tui que se tenham destacado em diversas áreas. A próxima gala, a ser realizada no dia 26 de novembro, contará por exemplo com a atribuição dos prémios de mérito escolar aos finalistas dos últimos três anos letivos – condicionados devido à pandemia por Covid-19 –, uma distinção a uma associação galega de caráter social, a uma jovem desportista, a uma empresa que se tem destacado, e ainda, no âmbito etnográfico, um reconhecimento aos ranchos folclóricos do concelho.

Visita ao Grupo Decanter, uma empresa produtora de vinhos e licores, com forte implantação no concelho, de perfil pioneiro, e criadora de gamas de produtos inovadores, mantendo o caráter de empresa familiar e com paixão pela qualidade.

O Rotary Club de Valença conta igualmente com uma Universidade Sénior de Rotary, fundada em 2018 em parceria com a Autarquia, e que leciona em áreas tão diversas como as Artes, incluindo Música e Teatro, História, Inglês e Informática.

O clube cumpre anualmente a tradição, por ocasião da Véspera de Natal, de visitar as forças de segurança, bombeiros, profissionais de IPSS e outros essenciais que, nessa noite especial, trabalham em prol dos outros, ausentes das suas famílias, levando uma palavra de gratidão e uma pequena oferta simbólica.

José Alberto Oliveira visitou um clube que se diz “unido e com vontade de trabalhar”.

Em matéria ambiental, o clube irá promover proximamente uma atividade de catalogação de aves no Sapal de Caminha, em articulação com a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves. Esta entidade foi fundada em 1993, e é hoje uma das maiores organizações não-governamentais de ambiente do país.

O Rotary Club de Valença é um clube “unido e com vontade de trabalhar”, diz Fernando Vidal, seu Presidente, que enfatiza igualmente a necessidade de dar a conhecer o Rotary à comunidade, de que a gala anual é um exemplo.

Valença é um município raiano do Alto Minho, do distrito de Viana do Castelo, com cerca de 13 mil habitantes, nas margens do rio Minho e envolvido por paisagens verdejantes. São famosas as suas muralhas, recordações do castelo medieval, que ainda sobrevivem nalguns trechos da imponente praça-forte de Valença do Minho, radicalmente reformada e robustecida no século XVII, de modo a resistir à ameaça da pólvora e das tropas espanholas que se aquartelavam na margem oposta do rio.

O Rotary Club de Valença pertence ao Distrito 1970, um dos cerca de quinhentos em todo o mundo, e que abrange mais de noventa clubes Rotary localizados no centro e norte de Portugal.

Editado às 11:35 de 28/11/2022 com adição de novas fotografias