Rotary Club de Braga
Rotary Portugal D1970

José Alberto Oliveira encontra em Braga clube aberto para o mundo

José Alberto Oliveira, Governador do Distrito 1970, realizou uma Visita Oficial ao Rotary Club de Braga, no dia 23 de novembro.

A visita teve início nas instalações da delegação de Braga da Cruz Vermelha Portuguesa, onde José Alberto Oliveira pôde tomar contacto com as obras de ampliação comparticipadas por doações do Rotary Club de Braga. Dessa forma, o clube colabora para a Cruz Vermelha poder prosseguir a sua missão de prestar assistência humanitária e social, em especial aos mais vulneráveis, prevenindo e reparando o sofrimento e contribuindo para a defesa da vida, da saúde e da dignidade humana.

O Rotary Club de Braga, fundado em 1947 e atualmente com 20 membros, encontra-se numa fase de reestruturação pós-pandemia, e o momento atual é fundamental para “reconstruir a sua força”, segundo indicou o Presidente Emanuel Mirkus Baixo, que referiu ainda estar a ser este “um ano para buscar o companheirismo interno”.

O Rotary Club de Braga, fundado em 1947 e atualmente com 20 membros, encontra-se numa fase de reestruturação pós-pandemia, e o momento atual é fundamental para “reconstruir a sua força”, segundo indicou o Presidente Emanuel Mirkus Baixo.

Num momento marcado pela instabilidade internacional, “é altura de olhar para dentro, rever conceitos e valorizar para o mundo”. Nesse sentido, o Rotary Clube de Braga contribuiu para o transporte para Portugal de refugiados do conflito na Ucrânia.

Na mesma perspetiva de abertura para o mundo, o clube comparticipou na íntegra os estudos e alojamento de alunos timorenses de forma a estes completarem a sua formação na Universidade do Minho. Também foram atribuídas bolsas ao abrigo do Programa de Intercâmbio de Jovens do Rotary.

O Rotary Club de Braga tem parcerias com várias associações e IPSS da cidade, bem como acordos de colaboração mútua com a Associação Empresarial de Braga e a Associação Jurídica de Braga, e com os Rotary Club de São Paulo Pinheiros e Rotary Club de Belo Horizonte, do Brasil.

Emanuel Mirkus Baixo realçou a ligação do clube ao associativismo de Braga: “O Rotary Club de Braga pretende posicionar-se e ajustar a sua força ao associativismo. Na linha de ‘Imagine o Rotary’, da Presidente Jennifer Jones, imaginamos e estamos a projetar um clube que pretende mover e ser movido na comunidade”, disse o Presidente do clube por ocasião da Visita Oficial do Governador, José Alberto Oliveira, que foi presenteado com um modelo do futuro Marco Rotário.

Braga, cidade cujo concelho tem mais de 190 mil habitantes, conhecida pelo seu património histórico, é hoje um destacado polo académico, cultural, económico e inovador, remontando a sua fundação a tempos pré-romanos.

O Rotary Club de Braga pertence ao Distrito 1970, um dos cerca de quinhentos em todo o mundo, e que abrange mais de noventa clubes Rotary localizados no centro e norte de Portugal.