Rotary Club de Mangualde
Rotary Portugal D1970

Visita ao Rotary Club de Mangualde deixa José Alberto Oliveira encorajado

José Alberto Oliveira, Governador do Distrito 1970, realizou uma Visita Oficial do Governador ao Rotary Clube de Mangualde, no dia 20 de outubro.

Após uma receção na Câmara Municipal de Mangualde pelo Vice-Presidente do Município, João Cruz, José Alberto Oliveira visitou o Marco Rotário, localizado no Largo do Rossio desta cidade da Beira Alta.

José Alberto Oliveira teve oportunidade de visitar a Mangual-Técnica Indústria Metalomecânica, empresa dedicada à produção de componentes metálicos para a indústria, em alumínio, ferro e inox.

José Alberto Oliveira teve oportunidade de visitar a Mangual-Técnica Indústria Metalomecânica, empresa dedicada à produção de componentes metálicos para a indústria, em alumínio, ferro e inox. A Mangual-Técnica é uma empresa de referência fornecedora a grandes grupos industriais, familiar, cujos responsáveis foram já homenageados pelo Rotary Club de Mangualde.

O clube rotário deste antigo concelho, cujo foral remonta a 1102, pelo Conde D. Henrique, conta atualmente com 15 membros e foi fundado em 1985, tendo partilhado com José Alberto Oliveira alguns dos seus projetos mais significativos.

“O Rotary Club de Mangualde encheu-me o coração e as medidas. Fui encorajar e saí encorajado”, disse José Alberto Oliveira após a Visita Oficial do Governador.

A Universidade Sénior de Rotary de Mangualde, criada em abril de 2005, é o projeto social com mais relevo do clube, em parceria com o Município e a União das Freguesias de Mangualde, Mesquitela e Cunha Alta. Atualmente com cerca de sete dezenas de alunos, a Universidade Sénior reabriu o seu ano letivo no dia 13 de outubro e conta na sua oferta curricular com áreas tão diversas como as línguas ou a literatura, a história, a geografia e o património, a informática e a comunicação social, sem esquecer o bem-estar com o yoga e a ginástica, e ainda a dança, o teatro a as artes criativas.

O Rotary Club de Mangualde atribui anualmente bolsas de estudo com o apoio da Fundação Rotária Portuguesa, bem como prémios de mérito aos alunos locais, promovendo assim o valor da educação junto da comunidade jovem do concelho.

Este clube, atualmente presidido por José Carlos Ribeiro, e que dinamiza frequentemente ações para apoio de causas, tais como o combate à poliomielite, organiza periodicamente palestras públicas focadas em temas da vivência territorial do concelho de Mangualde, tais como a água, o desenvolvimento económico, ou os desafios da interioridade.

“O Rotary Club de Mangualde encheu-me o coração e as medidas. Fui encorajar e saí encorajado”, disse José Alberto Oliveira após a Visita Oficial do Governador. “Uma linda cidade, muito estratégica, e onde, de certeza, o clube saberá responder a todas as necessidades sociais e não só”, concluiu.

O Rotary Club de Mangualde pertence ao Distrito 1970, um dos cerca de quinhentos em todo o mundo, e que abrange mais de noventa clubes Rotary localizados no centro e norte de Portugal.

Notícia atualizada a 25/10/2022 às 14:15 com novas imagens e informação acerca do número de membros do clube.