Transmissão de Mandatos 2024-2025
Rotary Portugal D1970

Transmissão de Mandatos dá início simbólico a Ano Rotário

A cerimónia de Transmissão de Mandatos do Distrito 1970, na qual António Simões Pinto, do Rotary Club de Estarreja, iniciou formalmente as suas funções como Governador para o ano rotário 2024-2025, decorreu dia 7 de julho, no Cine-Teatro de Estarreja.

No seu discurso, após suceder a Duarte Besteiro, do Rotary Club de Gaia-Sul, António Simões Pinto agradeceu ao ex-Governador pelo trabalho realizado no ano 2023-2024, bem como aos Presidentes de Clubes que “aceitaram as desafiantes tarefas de liderança no Ano Rotário que agora tem início”.

António Simões Pinto, do Rotary Club de Estarreja, sucedeu a Duarte Besteiro, do Rotary Club de Gaia-Sul.

Agradeceu igualmente aos Assistentes do Governador e à equipa Distrital, que “terá nas suas mãos o trabalho de orientação e apoio aos clubes do Distrito”, tendo vincado António Simões Pinto que “quem verdadeiramente são os obreiros de Rotary são os clubes e os seus membros”. “O trabalho dos clubes é insubstituível e fundamental”, referiu o Governador.

Para tal, prosseguiu António Simões Pinto, é fundamental o fortalecimento do companheirismo e da amizade entre todos os rotários, rotaractistas e interactistas, como forma de “criar um sentimento de pertença” ao Clube. Defendeu a inclusão, ao sublinhar que ninguém deve ser excluído de Rotary “em função da raça, género, condição física e psicológica, das preferências ideológicas ou outras”.

Entre as prioridades do novo Governador, estão o aumento do quadro social, a realização conjunta de projetos entre os clubes, a continuação do combate à poliomielite e o reforço das doações para a The Rotary Foundation. António Simões Pinto destacou ainda a importância de fortalecer as relações internacionais através de acordos de geminação e CIPs, e reforçar as relações com o Distrito 1960 para uma gestão eficaz das estruturas interdistritais, como a Fundação Rotária Portuguesa e a Associação Portugal Rotário.

Representantes Distritais do Interact e Rotaract também iniciam funções

Durante a cerimónia, Sérgio Carvalho, do Interact Club ESAS Gaia, passou o seu mandato de Representante Distrital do Interact a Flávia Grova, do Interact Club de Monção. Para este Ano Rotário, a nova Representante do Interact estabeleceu objetivos bem definidos, incluindo o aumento do quadro associativo e do número de clubes, bem como o estabelecimento de uma colaboração mais estreita entre os clubes Rotaract, à semelhança do que acontece entre os clubes rotários. Aliás, Flávia Grova pretende igualmente aumentar a colaboração com os próprios Rotary Clubs, e unir sinergias com o Rotaract do Distrito 1970 e com o Interact do Distrito 1960.

Flávia Grova, do Interact Club de Monção, Representante do Interact do Distrito 1970.

No Rotaract, Pedro Summavielle, do Rotaract Club da Universidade do Porto, cedeu o cargo de Representante a Rodrigo Moura, do Rotaract Club de Vila Nova de Gaia. O novo Representante do Rotaract destacou a promoção da criação de novos Rotaract Clubs, o auxílio aos clubes com dificuldades no quadro associativo e a promoção da entreajuda. Reafirmou ainda a importância da colaboração e articulação com o Interact, já mencionada por Flávia Grova, de forma a apoiar as novas gerações em Rotary.

Rodrigo Moura, do Rotaract Club de Vila Nova de Gaia, Representante do Rotaract do Distrito1970.

Estas transições e simbolizam o compromisso contínuo dos jovens líderes com as suas comunidades. Momentos antes da cerimónia, havia decorrido a Assembleia Distrital do Rotaract e Interact, na qual esteve presente o Governador António Simões Pinto.

António Simões Pinto já havia discursado perante a Assembleia Distrital do Rotaract e Interact, que antecedeu a Transmissão de Mandatos.

Amizade e companheirismo

A amizade e colaboração entre os dois distritos rotários portugueses esteve representada pela presença do Governador do Distrito 1960, Paulo Taveira de Sousa, do Rotary Club de Lisboa-Estrela, e Catarina Lourenço, do Rotaract Club de Tavira, Representante do Rotaract do Distrito 1960.

O evento contou ainda com atuações culturais, incluindo os cantores líricos No Sorriso da Lua, de Avanca, e o Grupo de Cantares da Universidade Sénior de Rotary de Estarreja, instituição fundada em 2011.

Cantores líricos No Sorriso da Lua (imagem: Carlos Marques).
Grupo de Cantares da Universidade Sénior de Rotary de Estarreja (imagem: Carlos Marques).

Após a cerimónia, o Rotaract Club de Estarreja organizou um Sunset na sede do Rotary Club de Estarreja, tendo as receitas obtidas revertido a favor da The Rotary Foundation, uma organização dedicada a causas humanitárias globais.

Atualmente com 91 Rotary Clubs e 30 Rotaract Clubs, o Distrito 1970 do Rotary International abrange o Norte e Centro do país. É um dos 530 distritos do Rotary International, uma rede global de líderes comunitários, amigos e vizinhos que veem um mundo onde as pessoas se unem e entram em ação para causar mudanças duradouras em si mesmas, nas suas comunidades e no mundo. Com 119 anos de história, o Rotary conta hoje com 1,4 milhões de membros em todo o mundo, sempre disponíveis para servir os outros.

Notícia atualizada às 18h00 de 9/07/2024 com inclusão de novas imagens.