Sérgio Almeida: “havia a necessidade urgente de chegar às crianças sem possibilidades”
No Ano Rotário 2020-2021, o Distrito 1970 do Rotary International promoveu a iniciativa “Ensino para Todos”, de forma a fazer a diferença na vida dos alunos mais carenciados, ao dotá-los das ferramentas tecnológicas necessárias para alcançarem sucesso nos estudos.
Num contexto de pandemia, o projeto permitiu a oferta de computadores e tablets novos ou em segunda mão para utilização na educação de crianças e jovens sem possibilidades de cumprir algumas tarefas escolares decorrentes do ensino à distância. Através de parcerias estabelecidas com escolas, autarquias e outras instituições locais, o Distrito 1970, através dos seus clubes, garantiu a entrega dos equipamentos.
Sérgio Almeida, Governador do Distrito 1970 no Ano Rotário 2020-2021, destacou que, na altura, “havia a necessidade urgente de chegar às crianças sem possibilidades, e que se encontravam naquele momento privadas dos equipamentos necessários para os seus estudos”.
Registando que, “felizmente a situação já se encontra normalizada”, o ex-Governador salienta o destaque dado pelos órgãos de comunicação social, que amplificaram o trabalho dos clubes, e permitiram um maior alcance do apelo à participação da comunidade.
Ao agregar contribuições oriundas de particulares e empresas, a iniciativa permitiu realizar cerca de 300 doações de computadores e tablets no norte e centro do país.
Sérgio Almeida destaca ainda as iniciativas precursoras que haviam já sido levadas a cabo pelos clubes de Ílhavo, Arouca e Porto, ao terem doado equipamentos informáticos a alunos, alguns dos quais com necessidades especiais.
Ginásio da Mente
O ex-Governador Sérgio Almeida recordou de igual forma as condições de isolamento que levaram numerosos idosos a ficarem privados “do afecto, do contacto e do carinho dos seus familiares”.
Nesse sentido, numa iniciativa do Rotary Club de Ermesinde, a ajuda chegou também aos utentes do Centro Social e Paroquial de Alfena, a quem foram atribuídos tablets. Através deste apoio, passou a ser possível aos mais idosos realizarem várias atividades, como jogos e leitura, e estarem em contacto com os seus familiares e amigos.
A carência em meios informáticos por parte dos mais necessitados, posta em evidência pela pandemia, levou à mobilização de todo o Distrito 1970 durante o Ano Rotário 2020-2021, facto que não deixou de ser repetidamente evidenciado pelo ex-Governador Sérgio Almeida, do Rotary Club de Arouca, que o qualificou de “causa comum” transversal a toda a comunidade.
O Distrito 1970, que abrange mais de noventa clubes rotários localizados no centro e norte de Portugal, é um dos cerca de quinhentos distritos do Rotary International; uma rede global de líderes comunitários, amigos e vizinhos que veem um mundo onde as pessoas se unem e entram em ação para causar mudanças duradouras em si mesmas, nas suas comunidades e no mundo todo. Com 118 anos de história, o Rotary conta hoje com 1,4 milhão de membros em todo o mundo, sempre disponíveis para servir os outros.