Rosa dos Ventos
Rotary Portugal D1970

Rotary Club Lusofonia em Ação D1970 lança convite para celebração de entrega da Carta Constitucional

O Rotary Club Lusofonia em Ação D1970 celebra no dia 9 de junho, pelas 22 horas, através de videoconferência, a entrega da sua Carta Constitucional.

Este clube, que nasceu em junho de 2021 como satélite do Rotary E-Club do Distrito 1970, e posteriormente foi associado ao Rotary Club de Viseu, torna-se agora um Rotary Club que se propõe “implementar os propósitos rotários e divulgar pelo mundo o que é ser rotário”, nas palavras do seu Presidente Diogo Coelho.

Ajudar na divulgação da Cultura Lusófona será igualmente um dos papéis deste clube que, para além de privilegiar as novas tecnologias nas suas reuniões, ao permitir a ligação entre os membros de diversas origens e geografias, irá igualmente contar com as tradicionais ações de companheirismo presencial.

Afirmando que “vários dos membros do clube” não se conheciam, Diogo Coelho destacou a diversidade do quadro associativo e a descoberta do que cada um pode dar de si, constituindo esta uma mais valia de um clube aberto não apenas para o Distrito 1970, mas igualmente para o resto do mundo lusófono.

Diogo Coelho mostrou-se confiante no futuro do Rotary Club Lusofonia em Ação D1970, e fez questão de expressar a sua gratidão ao ex-Governador Sérgio Almeida por este ter estado presente na génese do projeto, bem como ao atual Governador José Alberto Oliveira, que, nas palavras do Presidente, “acreditou no clube”. Igualmente digno de destaque foi Rui Filipe Carreto, do Rotary Club de Viseu, pelo apoio prestado no processo de apadrinhamento, e ter sido a “argamassa que uniu todas as sinergias” que tornaram possível a criação do clube.

Por sua vez, Rui Filipe Carreto destacou a resiliência de um clube que encarna a “Diversidade, Equidade e Inclusão”, e que conta com um quadro associativo ciente do espírito rotário, com formação diversa em várias áreas, e com ligações a associações humanitárias. A ligação à Lusofonia e eventuais projetos relacionados com o ensino, a partilha de conhecimento e cultura, são áreas que o membro do clube padrinho antevê como estando no futuro do Rotary Club Lusofonia em Ação D1970.

A celebração poderá ser acedida no dia 9 de junho, pelas 22 horas, através da seguinte ligação: https://shre.ink/RCLusofoniaemAcaoD1970

O Rotary Club Lusofonia em Ação pertence ao Distrito 1970, um dos cerca de quinhentos em todo o mundo, e que abrange cerca de noventa clubes Rotary localizados no centro e norte de Portugal.