Sê um Pai Natal
Rotary Portugal D1970

Rotaract e Interact levam um Natal mais feliz a crianças e jovens em risco

O Rotaract e Interact Distrito 1970, no dia 17 de dezembro, irão entregar conjuntos de roupa novos e outros bens sinalizados à ART – Associação de Respostas Terapêuticas, no âmbito do projeto “Sê um Pai Natal”.

Como explicou Alexandra Cardoso, Representante Distrital do Rotaract, o projeto nasceu há sete anos e tem como objetivo apoiar jovens a nível nacional em situação vulnerável. Neste Natal, serão abrangidos 52 jovens entre os 12 e os 18 anos de idade, num movimento que recebeu uma adesão significativa.

O projeto “Sê um Pai Natal”, que inicialmente providenciava apenas roupa nova às crianças e jovens, viu o seu espectro de ação aumentar e, atualmente, tem um programa de apadrinhamento que permite aos clubes rotários, particulares ou empresas um maior grau de envolvimento no apoio. Uma outra área de atuação é a formação dos jovens em áreas tão distintas como as ferramentas informáticas ou os procedimentos de candidatura ao Ensino Superior, capacitando-os para a vida além instituição.

A ART – Associação de Respostas Terapêuticas promove a intervenção terapêutica multidisciplinar em jovens com múltiplos fatores de risco, dependências e comportamentos de inadaptação social, de forma a potenciar uma reinserção na vida ativa, positiva e em acompanhamento com a família e rede de suporte. Tem valências em Castro Verde, Magrelos e Paredes de Viadores, sendo nestas últimas que irá decorrer a ação.

O Interact e o Rotaract são programas de jovens do Rotary International, cujos objetivos visam, sobretudo, o desenvolvimento da capacidade de liderança e do sentido de responsabilidade social dos seus membros tendo em vista melhores relações entre os povos através da amizade e prestação de serviços.