Murtosa
Rotary Portugal D1970

José Alberto Oliveira visita na Murtosa clube atento às IPSS

José Alberto Oliveira, Governador do Distrito 1970, realizou uma Visita Oficial ao Rotary Club da Murtosa, no dia 12 de dezembro.

A visita a teve início nos Paços do Concelho, onde José Alberto Oliveira foi recebido pelo Presidente da Câmara Municipal da Murtosa, Joaquim Baptista, com o qual trocou cumprimentos.

Posteriormente, o Governador do Distrito visitou a GelCampo, uma empresa de referência no setor alimentar de ultracongelados. Com certificações de qualidade, de segurança alimentar, ambiental, e de responsabilidade social, esta empresa foi fundada em 1996 e conta com um elevado grau de internacionalização, tanto em parcerias, como ao nível da exportação.

Já na sede do Rotary Club da Murtosa, José Alberto Oliveira teve a oportunidade de reunir com o Conselho Diretor deste clube e ficar a conhecer alguns dos seus projetos e prioridades.

Uma das preocupações expressas por António Ribeirinho, Presidente do Rotary Club da Murtosa, prende-se com a sustentabilidade das IPSS do concelho. Sendo um território cuja população tem um nível de escolaridade “relativamente baixo” e obtém maioritariamente os seus rendimentos da Ria de Aveiro, por vezes de forma informal, são criadas condições para existir excessiva pressão sobre as instituições de solidariedade, que frequentemente são a primeira linha de apoio quando a população atinge uma idade mais avançada.

António Ribeirinho expressa mesmo a preocupação quanto à sobrevivência de algumas IPSS, e, nesse sentido, o Plano de Atividades do clube contempla a cooperação e apoio às instituições, pois “são estas que estão no terreno e conhecem a população”.

O Rotary Club da Murtosa atribui anualmente prémios de mérito aos alunos do concelho, bem como promove uma homenagem ao profissional que se distinga.

Uma das áreas de ação do clube são as palestras abertas à comunidade, como a assinalada por ocasião do Mês da Saúde Materno-Infantil, e que contou com a presença de uma médica pediatra com vasta experiência no mundo humanitário em diversos países.

O Rotary Club da Murtosa desdobra-se em iniciativas solidárias ao longo do ano rotário, tais como caminhadas para apoio a causas, ou passeios de automóveis clássicos, e, para António Ribeirinho, que reafirma a prioridade na “sobrevivência das IPSS”, a principal “preocupação do clube é ajudar o próximo”.

Com mais de 80% do território integrado na zona de protecção especial da Ria de Aveiro, a Murtosa é um concelho do distrito de Aveiro com cerca de 10 mil habitantes caraterizado pelos moliceiros, mas também pelo mar e pela Arte Xávega.

O Rotary Club da Murtosa, fundado em 2007 e atualmente com 16 membros, pertence ao Distrito 1970, um dos cerca de quinhentos em todo o mundo, e que abrange mais de noventa clubes Rotary localizados no centro e norte de Portugal.

Atualizado às 14:46 de 16/12/2022 com novas informações do Rotary Club da Murtosa