Quatro formas de trazer novos membros
Rotary International

Quatro formas de trazer novos membros para o seu clube

Por Caio Cruz, especialista regional em Quadro Associativo do Rotary International no Brasil.

Um Rotary ou Rotaract Club é um local onde podemos encontrar ou desenvolver competências e talentos. Um clube significa colaboração e espaço para contribuição de todos.

Inspirado nestas reflexões gostaria de recomendar uma estratégia completa para o seu clube. De forma total ou parcial, tenho a certeza de que haverá resultados positivos para o quadro associativo se iniciar as seguintes ações:

  • Busque, convide e atraia pessoas para o seu clube.

Antes de falarmos sobre a atração de membros, é essencial que todos os que participam naquele clube saibam em que momento estão – e há uma forma de atrair membros para cada momento do seu clube.

Caio Cruz, especialista regional em Quadro Associativo do Rotary International no Brasil.

Por isso, é fundamental analisar a composição do clube quanto a género, profissão, interesses, competências e idade. Entender quais as profissões ou interesses estão sub-representadas é uma oportunidade para o recrutamento.

Também será possível identificar as competências dos membros atuais, que é uma forma de descobrir talentos para as ações que o clube faz ou deseja implementar no futuro. Inicie este processo com a “Pesquisa sobre ocupações em conhecimentos profissionais”, que é um dos materiais disponíveis nas ferramentas para avaliação do quadro associativo.

Reconhecer os valores e interesses de cada membro é também o primeiro passo para celebrar a diversidade e incluir pessoas no seu clube. Assim, estará pronto para dar o segundo passo:

  • Valorize a Diversidade, Equidade e Inclusão.

As pessoas que ainda não conhecem o movimento talvez conheçam os nossos projetos, ações, a dimensão do Rotary. Mas, irão sempre reparar no ambiente proporcionado pelo clube. Será sempre importante analisar a maneira como os nossos membros interagem com as pessoas que chegam e como recebemos aqueles que são diferentes de nós.

O curso “Criando uma cultura inclusiva no clube” será uma ferramenta incrível tanto para os dirigentes de clube quanto para as pessoas que sentem que possuem competências ou interesse em cooperar com os nossos esforços para a Diversidade, Equidade e Inclusão no nosso quadro associativo.

O seu clube somente aumentará as possibilidades ao entender que todos possuem uma voz. Colocar isso em prática com certeza será um fator decisivo para encorajar os membros. Vamos à terceira ação:

  • Envolva os membros com informação e ação.

Talvez nos nossos clubes tenhamos deixado de envolver um membro que é assíduo devido à baixa assiduidade de outros. Manter os programas e as ações do clube será a chave para que os membros continuem envolvidos e se sintam parte das ações. É sobre isso que fala o material “Mantendo os Associados”.

Os membros com menos de três anos de clube representam 65% das baixas do ano passado. Para reverter esse cenário, utilize as estratégias deste material, nutrindo o clube de informações, oportunidades de ação e colaboração dentro e fora de portas.

A última estratégia que sugiro é continuar a aprender:

  • Atualize-se com os recursos disponíveis.

A página de recursos do quadro associativo é uma ótima ferramenta em diferentes fases dos processos na implementação de ações estratégicas. Clique aqui para conhecer.

Outra forma de conhecer mais estratégias e ações é participando nas reuniões distritais para o desenvolvimento do quadro associativo.

Texto adaptado de Vozes do Rotary.