Projeto Berço Rotary Club de São João da Madeira
Rotary Portugal D1970

Projeto Berço apoia jovens mães em São João da Madeira

O Rotary Club de São João da Madeira, numa iniciativa das professoras e alunas da disciplina de Trabalhos Manuais da Universidade Sénior de Rotary, deu início ao Projeto Berço, com o objetivo de apoiar jovens mães de famílias carenciadas, de forma a proporcionar-lhe as melhores condições nos primeiros tempos de vida dos seus filhos.

A iniciativa, que entregou o primeiro enxoval a 12 de dezembro para uma bebé que iria nascer nos dias seguintes, trabalha em articulação com a Rede Social concelhia de São João da Madeira no sentido de, periodicamente, serem escolhidas futuras mães que reúnam as condições indicadas.

A equipa promotora confeciona e recolhe produtos do enxoval do bebé, desde produtos de higiene pós-natal a roupas de corpo e de berço, bem como outros equipamentos de apoio. A escolha deste projeto por parte da Universidade Sénior tem também um valor simbólico, com os mais velhos a ajudarem a geração que agora chega ao mundo, de forma a deixarem-lhe uma “herança” promissora de um futuro melhor.

Neste momento, a equipa promotora já se encontra a trabalhar num enxoval para uma criança que deverá nascer em janeiro.

Um dos projetos mais representativos do clube rotário desta cidade do distrito de Aveiro, a Universidade Sénior de Rotary de São João da Madeira tem uma oferta curricular que abarca as línguas, as artes, a história, a dança, o jornalismo, entre outras, e promove atividades lúdicas e culturais, de forma a ligar gerações e potenciar o bem-estar entre a comunidade.