Diversidade, Equidade, Inclusão
Rotary International

O compromisso do Rotary com a diversidade, equidade e inclusão

Acreditamos que, em tudo o que fazemos no Rotary, devemos exemplificar e promover diversidade, equidade e inclusão.

Para garantir que isso aconteça, o Conselho Diretor do RI e a Força-tarefa de Diversidade, Equidade e Inclusão trabalharam para fortalecer a declaração inicialmente adotada em 2019. O resultado é um novo compromisso com a diversidade, equidade e inclusão:

No Rotary, entendemos que o cultivo de uma cultura diversificada, equitativa e inclusiva é essencial para concretizarmos a nossa visão de um mundo onde as pessoas se unem e entram em ação para causar mudanças duradouras.

Valorizamos a diversidade e celebramos as contribuições de todas as pessoas, independentemente de sua origem, idade, etnia, raça, cor, deficiência, estilo de aprendizagem, religião, fé, estatuto socioeconómico, cultura, estado civil, idioma, sexo, orientação sexual e identidade de género, bem como diferenças de ideias, pensamentos, valores e crenças.

Reconhecendo que, historicamente, pessoas de alguns grupos têm enfrentado barreiras à associação, participação e liderança, comprometemo-nos a propagar a equidade em todos os aspetos do Rotary, inclusive nas nossas parcerias comunitárias, para que todos tenham o acesso necessário a recursos, oportunidades, redes e apoio para prosperar.

Acreditamos que todos possuem qualidades visíveis e não visíveis que os tornam únicos, e esforçamo-nos para criar uma cultura inclusiva onde todos saibam que são valorizados e se sintam parte do grupo.

Em consonância com o nosso valor de integridade, estamos comprometidos a ser honestos e transparentes sobre onde nos encontramos na jornada de diversidade, equidade e inclusão, e a continuar a aprender e a melhorar.

Texto adaptado de Rotary International.