Rotaract Club de Vila Real
Rotaract, Rotary Portugal D1970

Novo Rotaract Club de Vila Real quer aproximar-se da comunidade jovem da cidade

O Rotaract Club de Vila Real foi criado no passado dia 15 de junho, com a entrega do Certificado de Organização pelo Governador do Distrito 1970, José Alberto Oliveira, numa cerimónia realizada naquela cidade transmontana.

“Os mais novos têm sempre mais ideias, mais vontade de trabalhar e de fazer coisas novas”, realçou Marta Sousa, Presidente do Rotary Club de Vila Real. Num Ano Rotário pleno de atividades que projetaram a imagem do clube na cidade, a Presidente referiu que houve a aproximação de um jovem, Afonso Oliveira, de 18 anos, interessado no Movimento Rotário.

José Alberto Oliveira, Governador do Distrito 1970, entrega Certificado de Organização do Rotaract Club de Vila Real ao seu Presidente, Afonso Oliveira.

“Foi muito rápido, e o interesse foi mútuo”, prosseguiu a Presidente, “conseguimos a ‘carta’ em tempo recorde”, ao destacar o dinamismo na constituição do novo Rotaract Club de Vila Real. Marta Sousa, que no próximo Ano Rotário será Conselheira para o Rotaract Club da cidade, não escondeu o seu entusiasmo pela presença de mais seis jovens da cidade integrados no Movimento, um deles a concluir o Ensino Secundário, e outros no Ensino Superior, tanto na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, como no Porto.

O novo Presidente do Rotaract Club de Vila Real, Afonso Oliveira, estuda Relações Intenacionais na Universidade Portucalense, no Porto, e diz ter encontrado no Rotary, mais concretamente no Rotaract, uma oportunidade de concretizar uma vontade de longa data de integrar uma organização sem fins lucrativos.

“Não conhecia muito do Rotary, para ser sincero”, confessou Afonso Oliveira, que após ter contactado com as atividades promovidas pelo clube, e tomado consciência da dimensão internacional da organização, decidiu avançar. “Não pensei duas vezes”, disse o novo Presidente, sem deixar de referir a sua área académica.

Afonso Oliveira traça como objetivo para este Ano Rotário a promoção da saúde mental, principalmente junto da comunidade jovem da cidade, por quem expressou preocupação naquele âmbito: “Vamos mostrar à comunidade quem somos, e que estamos aqui para ajudar, principalmente os jovens”.

“É sempre bom conseguir dar um contributo para o bem-estar da comunidade, por mínima que seja”, concluiu Afonso Oliveira.

O dia da cerimónia foi igualmente marcado pela celebração dos 50 anos de Rotary de Alfredo Branco Ribeiro, ingressado no movimento a 30 de junho de 1973.

O dia da cerimónia foi igualmente marcado pela celebração dos 50 anos de Rotary de Alfredo Branco Ribeiro, ingressado no movimento a 30 de junho de 1973. Aquele que é um dos membros do Rotary Club de Vila Real mais ativos foi considerado um exemplo de dedicação, empenho e conhecimento do Movimento Rotário em Vila Real, mas também no Distrito 1970.

Ambas as cerimónias contaram, para além da presença do Governador do Distrito José Alberto Oliveira, com diversos ex-Governadores, Rodrigo Moura e Jéssica Pinto em Representação do Rotaract, e mais de oito dezenas de convidados entre rotários e não rotários.

O Rotaract é um programa internacional de jovens cujo objetivo é, sobretudo, o desenvolvimento da capacidade de liderança e do sentido de responsabilidade profissional e social dos seus membros tendo em vista melhores relações entre os povos através da amizade e prestação de serviços. O Distrito 1970 do Rotaract, criado em 1983, está presente no Norte e Centro de Portugal.