Stephanie Urchick
Rotary International

Mensagem mensal da Presidente do Rotary International – julho 2024

Stephanie Urchick

Presidente, 2024-25

Julho de 2024

O Rotary atinge o seu apogeu quando promovemos um sentido de inclusão e pertença nos nossos clubes. Na verdade, eu diria que a pertença é A Magia do Rotary na sua essência.

Ao pormos em evidência a inclusão e pertença, torna-se mais fácil unirmo-nos em torno de um propósito comum. Quando estamos comprometidos uns com os outros e focados nos nossos objetivos, somos mais eficazes.

Para tal, podemos utilizar o Plano de Ação. O Plano de Ação faculta meios que podem ser usados para recolher o grau de aceitação, avaliar os pontos fortes e fracos do clube e enfrentar os desafios.

O mundo está a mudar, e os nossos clubes não podem dar-se ao luxo de ficar parados. Mas as mudanças que fazemos precisam de ser consistentes e estratégicas — construindo-se umas sobre as outras em direção a uma visão maior. O Plano de Ação ajuda a criar mudanças eficazes dentro de cada clube e a materializar esta visão. Seguir o Plano de Ação e abordar as sugestões da comunidade contribuirá significativamente para promover o sentido de pertença que desejamos que todos os membros do Rotary sintam nos seus clubes.

Por isso, a expansão do nosso compromisso com diversidade, equidade e inclusão é tão importante. O compromisso com o bem-estar uns dos outros é o primeiro passo para expandir o nosso alcance, permitindo-nos divulgar a paz positiva nestes tempos conturbados.

A construção da paz é uma das nossas principais prioridades, e uma das maneiras mais eficazes de construir a paz é com as nossas Bolsas Rotary pela Paz, através das quais os profissionais da área aprendem a prevenir e neutralizar conflitos.

Oferecemos bolsas de estudo nos Centros Rotary pela Paz, sediados em universidades de renome, que já formaram mais de 1.800 bolseiros. E, graças a uma doação de 15,5 milhões de dólares da Fundação Otto e Fran Walter, vamos agora formar construtores da paz em mais regiões, com o novo Centro na Universidade Bahçeşehir, em Istambul, Turquia.

A abertura de mais um destes centros é uma conquista monumental, a qual espero que comemorem connosco durante a Conferência Presidencial de Paz que iremos realizar no Centro Rotary pela Paz em Istambul. O evento, de 20 a 22 de fevereiro de 2025, destacará as muitas formas pelas quais a nossa família rotária constrói a paz. As inscrições para a conferência já estão abertas, e gostaria de contar com a vossa presença.

A Conferência Presidencial da Paz de 2025 abre um grande potencial para para os nossos esforços de construção da paz — mas apenas se contarmos com o vosso apoio.

A verdade é que não aumentaremos o número de membros, não acabaremos com a poliomielite, nem levaremos paz ao mundo com uma varinha de condão e algumas palavras mágicas. Tudo depende de nós, de todos vós, responsáveis por fazer a magia acontecer a cada projeto concluído, por cada doação e por cada novo membro trazido para o Rotary.

Amo a minha família rotária, e sei que vós também. E por isso sei igualmente que, juntos, podemos tornar todos os clubes e distritos simplesmente irresistíveis. Este ano, vamos mudar o mundo ao abraçar A Magia do Rotary.