Jennifer Jones
Rotary International

Mensagem mensal da Presidente

Jennifer Jones

Presidente, 2022-23

Novembro de 2022

Imaginar o Rotary pode parecer um exercício grandioso e complicado, mas o elemento mais importante é algo bem pequeno e pessoal.

Não há muito tempo, a expectativa era que os membros do Rotary prestassem serviços humanitários sem divulgar o que faziam. Eu entendia e apreciava o raciocínio por trás disso — a humildade é uma característica maravilhosa, e devemos continuar a incentivá-la de outras maneiras.

Mas, falar do Rotary somente entre nós tem um custo, e quando compartilhamos os nossos momentos rotários, estamos a ser generosos com os outros e a dar-lhes a oportunidade de entender o impacto da nossa organização.

Isso traz-nos à mente um maravilhoso ditado: “As pessoas irão esquecer o que tu disseste. As pessoas irão esquecer o que tu fizeste. Mas nunca esquecer como as fizeste sentir.”

Então, como podemos fazer as pessoas sentirem o Rotary? A melhor maneira é compartilhando os nossos momentos rotários. Todos nós já tivemos esses momentos — quando o comum colide com a intenção para criar algo extraordinário.

Algumas pessoas têm esses momentos rotários quando comparecem pela primeira vez a uma reunião. Outras só vivenciam algo assim mais tarde, ao ver a alegria nos olhos de alguém a quem servem ou ouvir de outro membro algo que lhes toca o coração.

À medida que Nick e eu percorremos esse caminho, estamos maravilhados com o trabalho que todos estão realizar e as vidas que estão a transformar. Ao longo do ano, irei compartilhar convosco imagens e histórias que estão a tornar essas viagens significativas.

Espero que façam o mesmo no seu canto do mundo rotário. Pode ser algo que compartilhem em reuniões ou nas redes sociais. Para os mais experientes e ambiciosos, pode ser um evento que estão a divulgar na imprensa local. Até mesmo compartilhar as suas histórias com amigos causa impacto.

Precisamos de embaixadores para divulgar a mensagem do Rotary e o nosso sonho de um mundo melhor. E vocês são os melhores embaixadores. Quanto mais compartilharem histórias — e fizerem isso com todo o vosso coração — mais incentivam outros a tornarem-se nossos parceiros, a juntarem-se a nós e permanecerem na nossa organização.

Para dar um pequeno exemplo, nos próximos meses, irei encarregar membros do Rotary de escrever esta coluna para compartilharem as suas histórias pessoais sobre diversidade, equidade e inclusão na nossa organização. Precisamos de ouvir essas histórias diretamente das pessoas que as vivenciaram para entendermos o quanto a diversidade, equidade e inclusão são importantes para o futuro do Rotary.

Tudo o que fazemos tem impacto naquilo que as pessoas sentem sobre o Rotary – e isso moldará o nosso futuro. Eu só posso imaginar o quanto irão inspirar as pessoas através das histórias que contarão.