Rotary Club Oliveira de Azeméis
Rotary Portugal D1970

José Alberto Oliveira em Oliveira de Azeméis, onde visita clube muito presente na cidade

José Alberto Oliveira, Governador do Distrito 1970, realizou uma Visita Oficial ao Rotary Clube de Oliveira de Azeméis, no dia 2 de novembro.

José Alberto Oliveira na Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis
José Alberto Oliveira foi recebido na Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis pelo Vice-Presidente do Município, Rui Luzes Cabral.

A visita teve início junto ao Marco Rotário, situado na zona histórica da cidade, ao que se seguiu uma receção na Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis pelo Vice-Presidente do Município, Rui Luzes Cabral.

Posteriormente, José Alberto Oliveira visitou uma nova unidade de saúde do Grupo Centro Médico da Praça, a ser inaugurado em breve. Este grupo de clínicas distribuídas por todo o Distrito de Aveiro possui um vasto corpo clínico experiente, em ambiente hospitalar, pronto para dar resposta aos mais diversos problemas de saúde dos seus utentes.

Acompanhado por vários membros do Rotary Club de Oliveira de Azeméis, José Alberto Oliveira percorreu a cidade e visitou os vários Monumentos Rotários existentes: Monumento ao Profissional do Vidro; Monumento ao Profissional dos Moldes; e o mais recente, um Relógio de Sol de inspiração rotária, numa rotunda.

Houve ainda oportunidade para visitar o terreno onde será construída a nova sede do Rotary Club de Oliveira de Azeméis, que constitui um dos grandes objetivos para o presente ano rotário.

José Alberto Oliveira visitou uma nova unidade de saúde do Grupo Centro Médico da Praça, com clínicas distribuídas por todo o Distrito de Aveiro e um vasto corpo clínico experiente, em ambiente hospitalar, pronto para dar resposta aos mais diversos problemas de saúde dos seus utentes.

Na reunião com o Conselho Diretor, o Rotary Club de Oliveira de Azeméis, fundado em 1978 e atualmente com 21 membros, apresentou a José Alberto Oliveira alguns dos seus projetos humanitários mais significativos, tais como a reconstrução de duas habitações familiares sem condições condignas de habitabilidade, que vieram a ser designados por “Casa da Mónica” e “Casa da Sandra”.

Este clube atribui anualmente prémios de mérito escolar, bem como bolsas de estudo aos vários ciclos das escolas do concelho, incluindo os estabelecimentos de Ensino Superior presentes em Oliveira de Azeméis. Promove, igualmente, encontros entre os bolseiros e os seus patrocinadores, de forma a facilitar a troca de experiências e a criação de oportunidades profissionais.

No âmbito solidário, o Rotary Club de Oliveira de Azeméis distribui anualmente cabazes de Natal a famílias referenciadas pelas Juntas de Freguesia do concelho, e promove eventos de solidariedade, tais como o Jantar Baile de São Martinho, que reúne anualmente cerca de três centenas de pessoas, ou caminhadas solidárias por causas, como a erradicação da poliomielite.

“O Rotary Club de Oliveira de Azeméis é um clube muito dinâmico, cheio de atividades, e nota-se claramente a sua ligação à comunidade. Tem quatro Monumentos Rotários em vários pontos da cidade, bem como várias placas”, disse José Alberto Oliveira após a visita.
Na imagem, Monumento ao Profissional do Vidro.

Em colaboração com o Rotary Club Douro e Vouga International, promoveu-se igualmente a prestação de cuidados médico-dentários a pessoas carenciadas, existindo casos de sucesso, como o de uma jovem institucionalizada, que, atualmente, se encontra em vida profissional ativa.

Paulo Jorge Pereira, Presidente do Rotary Club de Oliveira de Azeméis, diz viver-se um “companheirismo saudável” no clube. “Assumi a função de Presidente, mas sei que tenho atrás de mim toda uma equipa que me apoia. É um clube que é uma família e respira saúde. Só isso já diz tudo”, concluiu.

José Alberto Oliveira destacou o dinamismo de um clube ligado à comunidade. “O Rotary Club de Oliveira de Azeméis é um clube muito dinâmico, cheio de atividades, e nota-se claramente a sua ligação à comunidade. Tem quatro Monumentos Rotários em vários pontos da cidade, bem como várias placas”, disse após a visita. “É um clube que tem uma forte tradição de trabalhar em projetos sociais ligados à comunidade, e foi, sem dúvida, uma Visita Oficial muito encorajadora para mim”, rematou o Governador.

O Rotary Club de Oliveira de Azeméis pertence ao Distrito 1970, um dos cerca de quinhentos em todo o mundo, e que abrange mais de noventa clubes Rotary localizados no centro e norte de Portugal.